TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATOLOGIAS CAUSADAS PELA UMIDADE DO SOLO

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 5

PATOLOGIAS CAUSADAS PELA UMIDADE DO SOLO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

GOMES, Samela Viana[1]

MORAIS, Patricia Batista[2]

FONTANA, Thais Cestari[3]

MARTINS, Lima Deleon[4]

INTRODUÇÃO

Quando se dá inicio a uma obra de construção civil, é necessário que haja todo cuidado em seu planejamento, execução, e medidas precisas, caso contrario podem acarretar em muitas patologias que poderiam ser evitadas. Uma das mais comuns patologias existentes na construção é a infiltração, que quando começa a aparecer, não traz muita preocupação aos seus responsáveis, porém se não tratadas podem degradar totalmente uma obra.

A palavra patologia, segundo o dicionário Michaelis, significa ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças. Na construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações. Elas podem se manifestar através de trincas, rachaduras, infiltrações e tantas outras maneiras.

Existem meios viáveis para que se minimize boa parte das patologias que podem ocorrem em projetos, de acordo com o engenheiro florestal e técnico em geoprocessamento Marcos Paulo Ribeiro Kern, da Ecotech Consultoria Ambiental, verificar previamente o solo é indispensável para obras de qualquer tamanho.

A partir desses breves comentários questiona-se a problemática: A infiltração pode ser prevenida antes da iniciação da obra? Há custo beneficio de se estudar o solo antes de iniciar uma construção?

DESENVOLVIMENTO

        A metodologia aplicada por essa pesquisa é de carater qualitativo, através de uma abordagem de significado e compeenção do tema estudado. Primissas típicas desse tipo de método que configura-se em ter uma  teoria fundamentada e fazer da mesma um estudo especulativo afirmando as ideias geradas (BOGDAN e BLIKEN, 1994 p. 73)

        A pesquisa foi realizada e fundamentada através de pesquisas e discussões onde foram coletados dados para fundamentar a patologia em questão.

        Como referência, os integrantes do grupo utilizaram de estudos sobre a mecânica dos solos, como também a visitas a construções com alto índice patológico dado a infiltração.

        Para a utilização do solo na construção civil, existem vários aspectos a serem observados. Com a elaboração da sondagem, estudo do solo a ser trabalhado, é possível caracteriza-lo e assim identificar se é preciso drena-lo ou impermeabiliza-lo tornando o solo adequado para realização da obra. Conforme o engenheiro florestal e técnico em geoprocessamento Daniel Guerra, da Ecotech Consultoria Ambiental:

“Para as obras de pequeno porte e de caráter passageiro, muitas vezes a avaliação primária já identifica se é possível ou não construir naquela área. Em construções de casas e obras que não transferem muita carga para o solo, a análise não é imprescindível, mas recomendada para garantir a estabilidade de qualquer empreendimento”(GUERRA, 2011).

        Observando os solos em geral cada um tem as suas próprias características, em nossa região tropical, bem se sabe do grande intemperismo que esse solo sofre e a elevada quantidade de minerais pouco ativos, com isso o solo tende a sofrer pequenas variações no seu volume no processo de molhagem e secagem.

        Outro ponto importante são as características químicas de um solo, que estão ligados a energia dispersoras e agregadoras de partículas, assumem elevada importância frente à característica do fluido de infiltração, devido à presença de íons.         Apesar da composição química mineralógica do solo ser um assunto de grande importância na questão da infiltração, temos também outro com maior relevância que é a característica estrutural. Esses solos que quase não sofreram intemperismo têm suas partículas formadas em pacotes de argila. Isso comumente significa uma baixa condutividade hidráulica quando comparada a solos mais arenosos.  

        O solo ao passar por processo de antropizacao terá a estrutura e porosidade afetados. Quando estudamos um solo muito intemperizado, geralmente a microporosidade é preservada no processo de compactação, sendo modificada, mais intensamente a macroporosidade. Esse fato explica porque a compactação de um solo propicia a diminuição de infiltração.  É possível concluir que o solo quanto mais intemperizado mais macroporoso ele será e, portanto maior capacidade de infiltração ele apresentará.

        Apesar que a maioria dos solos terem capacidade da drenagem natural, que consiste na capacidade de escoamento da água, em alguns casos são necessária a drenagem artificial evitando assim que essa umidade sobre absorvida pela obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (372.1 Kb)   docx (856.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com