TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC CURRICULO TEORIA E PRATICA

Por:   •  12/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇAÕ EM PEDAGOGIA

PCC - CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA – (CEL0374)

ALUNA: ROSILENE VALERIANO MARTINS

GOIÂNIA – 2021

               A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da Educação Básica. A Base não deve ser vista só como um currículo, mas como um conjunto de orientações que irá nortear as equipes pedagógicas na elaboração dos currículos locais. E deve ser seguido tanto por escolas públicas, quanto escolas particulares.

   A elaboração do currículo para o Ensino Fundamental é um grande desafio segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pois as crianças passam por inúmeras transformações nessa faixa etária. Dessa forma, definir um conjunto de disciplinas que estejam niveladas com as preferências dos alunos incumbência melindrosa.

 A BNCC tem como finalidade trazer uma melhor orientação para a educação e para o ensino-aprendizagem, orientando e dando o suporte que o docente necessita. A BNCC está presente no currículo da escola e todo docente deve fazer uso desse documento no plano anual de ensino, quinzenal e semanal do e precisa acima de tudo ser executado em sala de aula. É de grande valia que o professor entenda que a BNCC é o melhor caminho para direciona-lo a elaborar seu plano de aula pois ele acaba sendo seu orientador, aquele que da direção para trabalhar cumprindo com a missão de contribuir para uma sociedade mais justa e democrática, a partir da formação de um cidadão crítico, reflexivo, com pleno desenvolvimento para o exercício

           Na preparação dos currículos e das propostas pedagógicas precisam também ser apontados os critérios para garantir aos alunos uma aprendizagem sucessiva dentro das duas fases do Ensino Fundamental, visando desenvolver uma maior adaptação entre elas, pois essa mudança representa uma mudança pedagógica no sistema didático, resultante da identificação dos Componentes Curriculares. Assim como ressalta o Parecer nº 11/2010 – CNE/CEB; ‘’os alunos, ao mudarem do professor generalista dos anos iniciais para os professores especialistas dos diferentes componentes curriculares, costumam se ressentir diante das muitas exigências que tem de atender, feitas pelo grande número de docentes dos anos finais’’ (BRASIL, 2010). Desempenhar as fundamentais adaptações e junções, tanto no 5º quanto no 6º ano, para respaldar esses alunos nessa mudança, pode evitar descontinuação no processo de aprendizagem, assegurando grandes possibilidades de êxito.

Este trabalho visa especular sobre o Currículo Escolar baseado nos relatos acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com