TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PDI-PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

Artigos Científicos: PDI-PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  2.731 Visualizações

Página 1 de 5

ORIENTAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DO PDI – Plano de Desenvolvimento Individual

1. DADOS DA ESCOLA

1.1. Nome da Escola:

1.2. Responsáveis pela elaboração (nome e função): (deve ser elaborado pelos professores e equipe pedagógica responsáveis pelo aluno, com a colaboração do Monitor ou interprete de LIBRAS, caso tenha, e orientação do professor de

1.3. Ano

2. DADOS DO ALUNO

Trata-se da identificação formal (consultar um documento de identificação).

2.1. Nome do Aluno:

2.2. Data de Nascimento:

2.3. Responsáveis pelo Aluno:

2.4. Ano/Ciclo:

2.5. Necessidades educacionais especiais e os atendimentos educacionais especializados que já recebe.

2.6. Apoios, recursos e atendimentos educacionais especializados necessários decorrentes da deficiência.

É importante que a equipe responsável pela elaboração do PDI tenha como foco as necessidades educacionais especiais decorrentes da deficiência apresentada pelo aluno.

Descrever o sistema lingüístico utilizado pelo aluno na sua comunicação, tipo de recurso e/ou equipamento já utilizado pelo aluno, tipo de recurso e/ou equipamento que precisa ser providenciado para o aluno, Implicações da NEE do aluno para a acessibilidade curricular (adequações e flexibilizações necessárias), se possui Professor/Monitor ou Interprete de LIBRAS, dentre outros serviços e atendimentos.

O Atendimento Educacional Especializado recebido também deve ser informado neste campo. Devera haver continua interlocução entre o professor regente e o professor responsável pelo serviço educacional especializado.

3. RELATORIO CIRCUNTANCIADO DO ALUNO

RELATORIO CIRCUNTACIADO – HISTORICO DE VIDA/ESCOLAR:

Este relatório deve ser preenchido a partir da observação do professor e da busca de informações na pasta do aluno, com a família e com vários profissionais. É fundamental que sejam registradas as fontes das informações.

• Com que idade o aluno começou a freqüentar a escola, onde e como foi este percurso até o momento?

• Se houve alguma mudança, citar o motivo.

• Há quanto tempo está na escola atual? Qual o ciclo/série em que esta enturmado? Há quanto tempo está neste ciclo/série? Participa de algum projeto no turno ou extra turno? Qual objetivo do projeto? Quem é o responsável por ele?

• Há algum diagnostico clinico? Qual o profissional que atesta? O aluno faz uso de algum medicamento? Qual? Como a escola obteve estas informações?

• Atualmente o aluno tem algum acompanhamento clinico? Qual e há quanto tempo? Caso positivo, verificar se a escola já realizou algum contato com o mesmo.

• O aluno freqüenta algum tipo de atendimento pedagógico extra-escolar? Qual?

Informações da família sobre o processo de desenvolvimento do aluno. Dependendo do caso é interessante buscar informações sobre o desenvolvimento do aluno, desde a gestação. Se possível, procurar obter no âmbito familiar apontar de forma descritiva as condições familiares do aluno, características do ambiente familiar (condições da moradia e atitudes), convívio familiar (relações afetivas, qualidade de comunicação, expectativas) e as condições do ambiente familiar para a aprendizagem.

4. AVALIAÇÃO EDUCACIONAL INICIAL DO ALUNO

A avaliação inicial, subsidiada pelo relatório circunstanciado é um momento de aprofundar o conhecimento sobre o aluno. Deve acontecer no principio do processo e permitira identificar e conhecer as potencialidades e dificuldades no que diz respeito à aprendizagem e ao desenvolvimento global do aluno.

Conhecimentos e Capacidades do aluno:

Nesse espaço é necessário que a equipe pedagógica da escola, expresse por escrito, toda a compreensão do estado em que o aluno se encontra, com base nas capacidades já desenvolvidas pelo aluno e na avaliação diagnostica aplicada. Devem ser observados e avaliados os aspectos:

• Cognitivos

• Motores e psicomotores

• Interpessoais/Afetivos

• Comunicacionais e Linguagem

• Áreas de conhecimento, disciplina e conteúdos de acordo com os eixos temáticos:

5. PLANEJAMENTO PEGAGÓGICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com