TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEG Deve Subsidiar

Dissertações: PEG Deve Subsidiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais são as principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”?

A principal característica do “Estado Herdado” é a situação não desejada, onde as políticas públicas não estão de acordo com as expectativas da população, pois se fosse diferente este seria denominado “Estado Ideal”.

Normalmente o “Estado Herdado” tem caráter negativo, pois se caracteriza por um momento indesejado, como já ocorreu no Brasil - um Estado patrimonialista, autoritária e clientelista. Já o “Estado Necessário” se caracteriza pelo processo de pesquisa, análise e adequação, processos que alguns autores denominasm de “Processo Evolutivo do Estado”, onde tem se uma problematização e uma evolução na melhora das condições de vida da população.

A descoberta das reais necessidadesda população é ponto chave do “Estado Necessário”, pois ao contrário estaríamos sendo prepotentes(característica comum no “Estado Herdado”), onde pensamos que somos sabedores das reais necessidades de outros, onde nem sempre a sua necessidade é idêntica a do outro.

2) De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?

O Planejamento Estratégico Governamental (PEG) é uma ferramenta importante para a evolução do Estado de forma positiva. Desta forma, tal ferramenta, baseia-se em etapas importantes como por exemplo: o levantamento de dados (levantamento das reais necessidades da população), o processo decisório, o planejamento das ações a serem tomadas, e a seguir, o acompanhamento do sucesso destas ações e decisões aplicadas, por meio de indicadores científicos.

Esta ferramenta está diretamente relacionada as relações entre Estado e sociedade; capacidade e novas adaptações da estrutura administrativa do Estado; desenvolvimento de processo decisório participativo, entre outras.

3) Por que o conceito de “Administração Geral” é entendido pelo autor como inadequado ao tratamento da gestão pública?

A administração geral provém de estudos voltados para conceitos relacionados à empresa (atividade privada) como por exemplo: lucro, lucratividade, concorrência empresarial dentre outros que nó caso não se aplicam à praia da gestão pública. Contudo, tal fato não significa que a ciência da administração não pode ser aplicada à administração pública, mesmo porque atualmente o Estado Administração tem se voltado para busca de uma gestão mais eficiênte, com eficácia e efetividade; porém, a administração e gestão pública tem particularidades próprias que diferem do contexto empresarial.

A gestão pública já visa os fins públicos, demandas que orientam a elaboração de politicas publicas, mais sociais, considerando toda uma estrutura frente aos aspectos de demandas educacionais, de saúde pública, de segurança, de infraestrutura e tantos outros de acordo com o processo de decisão e execução de programas e projetos. Neste sentido, a administração geral refere ao contexto empresarial e gestão publica ao ambiente publico, aos governos, as politicas públicas e sociais.

4) Qual a diferença entre o termo Gestão Pública e Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com