TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Do PEG

Ensaios: Ambiente Do PEG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância de agir estrategicamente?

Agir estrategicamente é importante para que possamos, identificando os problemas, agir para entender quais eram as relações de causalidade que existiam entre si, e chegar a uma possível solução. O foco da ação estratégica é tornar possível, no futuro, o que hoje parece impossível ou improvável, e manter atenção sobre o que é mais importante fazer para atingir os objetivos traçados.

Nesse sentido, fazer estratégia diz respeito ao conhecimento de onde e quando essas interações ocorrem, no tempo e no espaço (Garud, 1997), tratando-se menos da estratégia particular adotada ou escolhida, derivada de alguma forma de análise de posicionamento. Agir estrategicamente ajuda a elaborar uma visão do futuro, a tomar as decisões corretas, a esboçar possíveis mudanças necessárias e a acompanhar o processo de cooperação do diversos atores envolvidos.

Como se caracteriza o ambiente no qual se realiza o Planejamento Estratégico Governamental?

Partimos da hipótese realista e minimalista de que o ator que planeja está inserido no objeto planejado e não tem controle sobre o contexto socioeconômico e político onde vai agir. O PEG supõe que o ator que planeja, atua em um ambiente marcado por incerteza, em que surpresas podem ocorrer a todo o momento e que a possibilidade do insucesso está sempre presente e deve ser incorporada no cálculo político. Este ambiente as vezes, também é marcado por mudanças políticas que dificultam um PEG, um exemplo disto são as instituições públicas (secretarias, diretorias, etc,) que a cada 4 anos sofrem com mudanças e em muitas casos quando um gestor consegue realizar um PEG, o seu sucessor não leva adiante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com