TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENAL IV - Aulas 10 à 15

Exames: PENAL IV - Aulas 10 à 15. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 10

Questão 1: A diferença entre o crime de tortura previsto no artigo 1º, caput, II da Lei 9.455/97 e o crime de maus tratos tipificado no art. 136 do CP está na intensidade do sofrimento da vitima. Desse modo podemos afirmar que o elemento diferenciador dos crimes em análise encontra-se na quantidade da dor e do sofrimento infligido sejam eles físicos ou mentais. Portanto o torturador por meio da violência ou grave ameaça busca aplicar um castigo pessoal ou medida de caráter preventivo que tem como principal característica a profundidade da dor e do sofrimento causados à vitima. Enquanto no delito de maus tratos não é exigido que haja intenso sofrimento físico ou mental. Contudo se faz necessário a analise do caso concreto de modo a dimensionar a extensão do sofrimento a que foi submetido a pessoa, em face da intenção do agente que pratica o delito. Logo o pleito de Fernando Paulo não deve ser acolhido, já que ficou evidenciado por meio da denúncia feito pelo Ministério Público o animus deste em causar dor e intenso sofrimento físico como forma de aplicar castigo pessoal ao seu enteado Lucas Pimenta, o que reforça a existência do crime de tortura e não de maus tratos.

Questão 2: Letra E

Questão 3: Letra E

Aula 11

Questão 1:

A- Trata o caso de abuso de autoridade, conforme art. 3º, alínea "i", lei 4898.

B- Será competente para julgar o caso o júizo singular, por não se tratar de crime militar.

Questão 2: Letra D

Questão 3: Letra E

Aula 12

Questão 1:

I- Não é bis in iden pois o fato de estar armado não é meio necessário para a pratica de crime de trafico. O sujeito responde por condutas distintas.

II- A majorante da arma é bis in idem pois ele já está respondendo pela arma. Trata-se de concurso formal próprio.

Nenhuma das 2 opções acima deve prosperar.

Questão 2: Letra B

Questão 3: Letra C

Aula 13

Questão 1:

A- Trata o caso de uma contravenção penal, não aplicando se a lei 9099, conforme artigo 41 da lei 11340.

B- Sim, pois o art. 41 está falando em crime mas tem que se estender às contravenções. O conflito deve ser julgado procedente (quem suscitou foi o Juizado Especial) e o processo deve ser remetido ao Juizado da Violência Domestica.

Questão 2: Letra B

Questão 3: Letra B

Aula 14

Questão 1: O sujeito responde por homicidio culposo, conforme artigo 302, CTB. Vale frisar que apesar dele ter prestado socorro não haverá conpensação de culpas.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com