TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENSAMENTO SISTEMICO

Trabalho Escolar: PENSAMENTO SISTEMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 2

Complexidade do que se trata?

Entender e lidar com a complexidade são as bases do pensamento sistêmico, uma das mais importantes ferramentas do administrador. Complexidade indica grnade numero de problemas e variáveis presentes em uma situação, é a condição normal que as organizações e os administradores devem e frentar, quanto maio o numero de problemas e variáveis mais complexa é a situação.

OS sistemas são complexos , no sentido de que, se fizermos uma mudança de uma mudança em uma de suas partes ou variáveis, essa mudança provocara também mudança nas outras partes do sistema.

Como exemplo, se alterarmos o preço de venda de um determinado produto, essa alteração provocará uma mudança nas outras variáveis do sistema, como alterações no volume de vendas.

Maxminiano (1998) propõe alguns modelos e idéias muito populares baseadas no enfoque sistêmico.

- Administração da qualidade total – por ser a qualidade um problema de toda a empresa e não apenas de um departamento.

- Reengenharia e redesenho de processos – as organizações são constituídas de processos sistêmicos interdependentes, que transformam insumos em produtos e serviços para clientes internos e externos.

- Mudança organizacional – quando a mudança não usa um enfoque sistêmico atinge apenas uma parte da organização, gerando resultados passageiros ou então gerando mais problemas, que terão impactos em outras áreas da organização.

- Administração estratégica – para administrar o desempenho da organização, é necessário monitorar continuamente as ameaças e oportunidades do ambiente, bem como as forças e fraquezas internas.

- Abordagem situacional – como todas as soluções são situações são situacionais, percebe-se a necessidade de adaptação de qualquer modelo.

Situações Complexas

Segundo Maximiano, os problemas e situações, em sua maioria, devem ser olhados como resultados de múltiplas causas e de variáveis interdependentes. Desta forma, quanto maior for o número de causas e de varáveis, maior é a complexidade de uma situação ou problema e seus efeitos.

As limitações e a falta de sofisticação das pessoas fazem com que os problemas complexos pareçam simples, o que, por conseguinte, pode provocar o agravamento dos problemas.

Problemas Complexos da Sociedade Moderna

“A sociedade moderna oferece problemas de natureza intrinsecamente complexa, causados pela interação de diferentes fatores antes inexistentes”. (MAXIMIANO, 2004 p.355). Grandes concentrações urbanas, esgotamento de recursos naturais, educação, ecologia, criminalidade, epidemias, afetam em maior ou menor grau, todas as organizações e aumentam o numero de variáveis que os administradores devem considerar em suas decisões.

Infelizmente, boa parte das organizações não se preocupa o suficiente em enfrentar problemas, que podem, não apenas afetá-las, como também aumentar ainda mais o número de variáveis a serem consideradas na tomada de decisões dos administradores.

CHIAVENATO, Idalberto Introdução à teoria geral da administração. 6. Ed.Rio de Janeiro:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com