TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Sistêmico

Artigos Científicos: Pensamento Sistêmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  442 Visualizações

Sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas que se interagem para alcançar um objetivo. A partir dessa noção, podemos afirmar que o ser humano é um sistema dentro de sistemas.

Usando o próximo parágrafo como uma analogia, podemos deixar claro o funcionamento das organizações, uma vez que nosso corpo, assim como qualquer empresa, precisa estar em harmonia.

“A teoria do relógio biológico a qual prevê que qualquer desequilíbrio nesse sistema resulta em doença. Assim sendo, velhice jamais estaria associada á doença, desde que a façamos por manter esse equilíbrio quando nosso mecanismo natural já não consegue fazê-lo por si próprio. Se qualidade de vida depende da manutenção do equilíbrio entre corpo, mente e meio-ambiente, surge daí a concepção do homem como um ser biopsicossocial. Temos uma constituição biológica (física), uma constituição psicológica (mental) e uma relação permanente com o meio (social).”

Portanto é necessário entender que, em certas situações, a emoção pode vir á tona e é nesse momento que o controle do nosso comportamento será indispensável. Quando identificamos que algo pode nos ofender, colocamos esse controle em prática e assimilaremos que aquilo só nos ofenderá se aceitarmos, se nos descontrolarmos. Se ofender passará a ser uma escolha, que certamente terá consequências, podendo ser físicas, mentais ou sociais.

Referências bibliográficas: Professora Msc. Sra. Sonia M. Soares R. Pereira, Mestre em Comunicação pela Universidade Mackenzie..

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com