TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENSAMENTO SISTÊMICO

Tese: PENSAMENTO SISTÊMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Com base nas pesquisas realizadas sobre as sete teorias propostas, a saber: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria da contingência, abordaremos duas questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.

Uma questão proposta é o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração

moderna das empresas, que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho

DESENVOLVIMENTO

PENSAMENTO SISTÊMICO

O pensamento sistêmico contrapõe o cartesianismo é uma forma de abordagem da realidade que surgiu no século XX, em contraposição ao pensamento reducionista, ou cartesiano, que visava a fragmentação. É visto como componente do paradigma emergente, que tem como representantes cientistas, pesquisadores, filósofos e intelectuais de vários campos. Por definição, o pensamento sistêmico inclui a interdisciplinaridade. Atualmente temos um modelo de ciência cujo principio é a racionalidade, a experiência, a comprovação, porem questiona-se se este mesmo modelo, principio serve para a educação, pois na educação o produto não é um simples objeto como na ciência e na tecnologia, na educação o objeto é a pessoa humana. O pensamento sistêmico, de uma forma

geral, pode ser definido como uma nova forma de percepção da realidade. Entender a realidade sistemicamente significa, literalmente, colocá-la dentro de um contexto e estabelecer a natureza de suas relações.

Ajuda-nos a enxergar as coisas como um todo e não como partes isoladas, assim como a criar e mudar a realidade. É a capacidade de entender como os elementos estruturais interagem para produzir os diversos fenômenos com os quais se deparam.

Métodos de resolução de problemas em equipe- A Visão Sistêmica: esse método foi desenvolvido por uma empresa automotiva com o objetivo de verificar as causas e resolver os problemas existentes na empresa, para isso foi utilizado o método 8 D que será explicado a seguir:

1- Criar uma equipe e trabalhar com ela: unir um grupo de pessoas com conhecimento do processo, atribuir tempo, responsabilidades e conhecimentos técnicos para resolução de problemas;

2- Descrever o problema: especificar o problema para o cliente interno/externo, identificando-o, estabelecer grau de importância;

3- Programar e verificar as ações intermediárias de contenção: Definir e programar planos de ações de contenção para atenuar o efeito dos problemas antes do final dos trabalhos.

Definir e verificar a causa raiz: identificar e Isolar todas as causas possíveis que poderão explicar a ocorrência do problema;

5- Escolher e verificar as ações corretivas permanentes: Confirmar se as ações corretivas irão resolver o problema de forma quantitativa;

6-Programar as ações corretivas permanentes: monitorizar os efeitos de longo prazo e, se necessário, programar ações de reação, assegurar que as ações corretivas estão sendo eliminadas;

7- Prevenir a recorrência: Identificar oportunidades de melhoramento e estabelecer iniciativas de melhoria do processo;

8- Felicitar a equipe: Reconheça publicamente e comemore o esforço coletivo da equipe.

LIDERANÇA

Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. . Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. . Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. Planejamento, orçamento, controle, manutenção da ordem, desenvolvimento de estratégias e outras atividades fazem parte do gerenciamento. Liderança é quem somos.

. A liderança é um processo dinâmico que varia de acordo com o momento organizacional das pessoas.

Para ser um bom líder é muito importante se ter visão, perceber tudo que acontece ao seu redor é preciso também possuir algumas habilidades e qualidades para que o crescimento dos membros da equipe assim como da empresa possa ser atingido.

Abaixo alguns pontos para se ser um bom líder.

1. 1-formação da equipe;

2. 2-Ter pessoas com características onde complementa a outra

3. 3-Deixar claro quais as funções do funcionário e o que se espera dele

4. 4-estabelecer metas e sistemas de acompanhamento

5. 5-delegar

6. 6-reconhecer resultados individuais e como equipe

7. 7-treinar continuamente

8. 8-resolver conflitos no seu tempo

9. 9-manter o processo de comunicação transparente, etc.

A nova liderança

O perfil do novo líder requer que ele pense estrategicamente, faça acontecer, tenha uma visão do mundo, assuma responsabilidades, que desenvolva pessoas, e saiba descobrir as habilidades humanas.

PENSAMENTO SISTÊMICO E SOBRE LIDERANÇA

O grande objetivo de um líder é manter sua equipe focada em uma missão bem articulada para que sejam atingidos os resultados econômicos desejados da organização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana, identificando os problemas quais essas

teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias.

ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA

As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com