TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ueps

Pesquisas Acadêmicas: Ueps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 5

Índice Sistemático:

01. Introdução.........................................................................................................................3

02. Avaliação de Estoques..........................................................................................................3

03. Atualização de estoques pelo método UEPS......................................................................4

04. Vantagens e desvantagens do método UEPS....................................................................5

05. O método UEPS e as normas contábeis............................................................................5

06. Conclusão.....................................................................................................................6

07. Referências...................................................................................................................6

1. Introdução

Atualmente, uma empresa deve ter sua atenção voltada não somente ao mercado brasileiro, mas também ao mercado internacional. Assim, nos dias de hoje, com um mercado altamente competitivo, as empresas visam alcançar um bom gerenciamento de estoque, que se dá pela boa escolha de um método para avaliação dos mesmos. O método de avaliação escolhido afetará o total do lucro a ser reportado para um determinado período contábil. Permanecendo inalterados outros fatores, quanto maior for o estoque final avaliado, maior será o lucro reportado, ou menor será o prejuízo. Quanto menor o estoque final, menor será o lucro reportado, ou maior será o prejuízo.

Considerando que vários fatores podem fazer variar o preço de aquisição dos materiais entre duas ou mais compras (inflação, custo do transporte, procura de mercado, outro fornecedor, etc.), surge o problema de selecionar o método que se deve adotar para avaliar os estoques.

Diante desse dilema, discorreremos sobre a atualização de estoque pelo método UEPS, buscando identificar seus pontos fortes e fracos, assim como os países que permitem a sua adoção e os países que não permitem a sua adoção.

2. Avaliação de Estoques

Todo e qualquer estoque é considerado como fonte de custos e problemas para as organizações que muitas vezes só serão compensados com o prosseguimento das atividades da organização duma forma ordenada, proporcionando o alcance dos objetivos do setor de materiais e dos objetivos estratégicos. Trocando em miúdos, a recuperação dos custos do estoque só acontecerá com o sucesso dos serviços/produtos da organização junto aos clientes.

De qualquer forma é necessária a determinação dos custos de maneira a adequá-los às operações, propiciando o cálculo do lucro desejado. Para isso deve-se adotar o(s) método(s) para proceder à avaliação e providenciar os registros dos resultados. Alguns fatores podem influenciar na escolha dos métodos, entre eles:

- A legislação do Imposto de Renda;

- A prática da determinação do custo;

- Objetividade do método;

- Utilidade da escolha para as decisões gerenciais;

Os resultados apurados ao fim do período contábil serão afetados pelo método selecionado, mais um motivo para o cuidado na decisão.

Três métodos são frequentemente adotados para avaliação dos estoques:

• PEPS ou FIFO: é o método no qual se faz o controle dos preços de compras (custo das compras) na ordem cronológica de forma que, quando houver venda, o custo será apurado considerando-se os preços de custo seguindo a ordem das primeiras para as últimas unidades compradas. Em resumo, o método se baseia na premissa: primeiro que entra, primeiro que sai.

• UEPS OU LIFO: é o método no qual se faz o controle dos preços de compras (custo das compras) também na ordem cronológica de forma que, quando houver venda, o custo será apurado considerando-se os preços de custo seguindo a ordem das últimas para as primeiras unidades compradas. Em resumo, o método se baseia na premissa: último que entra, primeiro que sai.

• MÉDIA PONDERADA MÓVEL OU PREÇO MÉDIO: é o método no qual se faz o controle dos preços de compras (custo das compras), baseado na média aritmética dos preços dessas compras, ponderando-se com as quantidades compradas, ou seja, as quantidades serão os pesos dos respectivos preços das compras.

3. Atualização de estoques pelo método UEPS

O UEPS (último a entrar, primeiro a sair) é um método de avaliar estoque muito discutido. O custo do estoque é determinado como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque fossem as primeiras unidades vendidas. Supõe-se, portanto, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado ao custo destas unidades. Segue-se que, de acordo com o método UEPS, o custo dos itens vendidos/saídos tende a refletir o custo dos itens mais recentemente comprados (comprados ou produzidos, e assim, os preços mais recentes). Também permite reduzir os lucros líquidos relatados por uma importância que, se colocada à disposição dos acionistas, poderia prejudicar as operações futuras da empresa.

Conforme Hamilton Pozo (2010, p.77), é um procedimento utilizado em economias inflacionárias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com