TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS DE ATIVIDADE VIRTUAIS - PARTE ESCRITA

Tese: PERGUNTAS DE ATIVIDADE VIRTUAIS - PARTE ESCRITA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA

(1) Considerando o filme: “o homem que mudou o jogo”, leia aos seguintes questionamentos e responda:

a) O time de baseball Oakland Athletics possuía um problema quanto à disponibilidade de recursos financeiros para investimento em jogadores. A partir deste contexto, percebe-se a necessidade de uma gestão, que esteja concatenada com a área de economia, e principalmente que busque soluções eficazes para agregar valor ao seu produto. No caso em questão, comente como o gerente do clube solveu este entrave financeiro.

Billy Beane, o gerente geral do time não se apoiou na intuição e experiência dos olheiros, juntamente com o analista novato, recém-formado em economia Peter Brand criaram um planejamento e um software que detalhava todo o histórico dos jogadores desde suas técnicas a suas falhas. Por exemplo, procuraram jogadores com alto percentual de base, porém com características que levariam os olheiros a ignorá-los. Brand reúne um time de profissionais subvalorizados com um potencial muito maior do que as finanças do Athletics tolerariam. Apesar da oposição dos olheiros, o gerente apoia o analista e contrata os jogadores que ele seleciona. O Oakland realiza trocas investindo em habilidades específicas para montar um time vitorioso. Com o sucesso da empreitada o equilíbrio econômico é atingido, no sentido de que o clube, consciente de suas limitações, conseguiu investir corretamente. Conseguiram aplicar economia (reequilibrando as contas) e estatística (analisando o que os dados/números lhe dizem) para vencer as adversidades e construir um time vencedor. O esporte parou de ser 100% jogado nos campos para ser pré-definido em gráficos e tabelas.

b) Os principais jogadores do time foram vendidos logo no início do filme, todavia outros integrantes foram absorvidos por meio de negociações. Explique como ocorreram essas transações; em que foram baseadas; e sua relação com as decisões.

Em diversas reuniões, para espanto dos administradores do clube, veteranos com larga experiência no esporte, Beane, o gerente dispensa a gerência convencional, que tem sido praticada durante toda a história do clube, mas que não apresentou resultados satisfatórios. Para mudar isso, resolve aplicar economia e estatística ao beisebol, de maneira a articular, planejar e gerenciar melhor seus jogadores e vislumbrar potenciais contratações. Enquanto outros clubes mantêm os salários das grandes estrelas, o time de baseball permuta preços e realiza trocas, elimina normas engessadas investindo em habilidades específicas para montar um time resistente. Apoiando-se em ideias radicais, selecionam jogadores baseado quase que exclusivamente na porcentagem de vezes que eles chegavam à base, para criar dados estatísticos que eram raramente ou não eram usados para avaliar cada jogador. Com um orçamento apertado, decidiram investir dinheiro em um sistema matemático que analisa e escolhe jogadores e suas posições.

c) Em um momento da trama, o gerente do clube trocou o jogador Peña, que era considerado um nome forte na equipe. Explane como e porquê isso ocorreu, não esquecendo de mencionar as consequências deste ato.

Depois do período de contratações, Beane descobre que ele também enfrenta a oposição de Art Howe, técnico do time. Com a tensão entre os dois já alta, Howe ignora a estratégia de Beane e Brand e coloca o time para jogar com um estilo tradicional, apesar da falta de resultados. Beane é eventualmente forçado a trocar a única estrela tradicional do time, Carlos Peña, para forçar Howe a usar os novos jogadores. As consequências não foram negativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com