TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS E RESPOSTAS - ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Escolar: PERGUNTAS E RESPOSTAS - ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  3.586 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA A P2 DE ADMINISTRAÇÃO

1) Quanto ao grau de abertura, o que é um sistema aberto?

Sistema Aberto: de elevada permeabilidade, isto é, tem muitíssimas entradas e saídas que permitem intensas transações com o seu ambiente externo. Por esta razão apresenta pouca previsibilidade no seu comportamento.

2) No que se baseia a RACIONALIDADE de uma empresa?

A racionalidade baseia-se no conhecimento científico e é atingida pela elaboração de regras e regulamentos que servem para dirigir todo comportamento dos participantes rumo à eficiência.

3) O que é o Nível Institucional de uma Organização e o qual é a sua responsabilidade?

Nível Institucional: é o nível estratégico, corresponde ao mais elevado da empresa, composto dos diretores, dos proprietários ou acionistas e dos altos executivos.

Este nível é o responsável pela definição dos objetivos e das estratégias da empresa e pelas principais decisões empresariais. É o nível que se defronta com o ambiente externo, extremamente vasto e mutável em torno da empresa.

4) O que é o Nível Intermediário de uma Organização e qual é a sua responsabilidade?

Nível Intermediário: também chamado mediador ou gerencial; está colocado entre o institucional e o operacional. Cuida da articulação interna entre os dois níveis respectivamente colocados no topo e na base da organização empresarial.

Cabe ao nível intermediário administrar o nível operacional e cuidar das decisões nos níveis departamentais relacionados com o dimensionamento e a alocação dos recursos necessários às atividades da empresa.

5) O que é e onde se encontra o Nível Operacional de uma Organização?

Nível Operacional: também denominado Nível Técnico ou Núcleo Técnico; está localizado nas áreas inferiores da empresa. Normalmente é composto pelas áreas encarregadas de programas e executar as tarefas e operações básicas da empresa.

O Nível Operacional não se encontra exclusivamente na área de produção dos bens e serviços realizados pela empresa, mas está situado em todas as demais áreas empresariais, como finanças, mercadologia, recursos humanos, processamento de dados etc.

6) Para o que está voltada a Missão da Empresa?

A missão da empresa está voltada para a definição do negócio e do cliente a fim de definir exatamente o que fazer (produto ou serviço), como fazer (tecnologia a ser utilizada e métodos e processos) e para quem fazer (mercado ou cliente).

7) Defina o que são os Objetivos Globais ou Estratégicos de uma empresa.

Objetivos Globais ou Estratégicos: são os objetivos mais importante da empresa. Em geral, estes objetivos envolvem um período de três a cinco anos.

8) Defina o que são os Objetivos Táticos ou Departamentais de uma empresa.

Objetivos Táticos ou Departamentais: são objetivos de cada divisão ou departamento da empresa. Estes objetivos podem ser financeiros; mercadológicos; administrativos; de produção, entre outros.

9) Defina o que são os Objetivos Operacionais de uma empresa.

Objetivos operacionais: são os objetivos de cada tarefa ou atividade da empresa. Referem-se aos objetivos cotidianos de cada atividade ou produto da empresa, como produção diária, vendas diárias, estoque diário etc.

10) Como passaram a serem consideradas as PESSOAS, na área de recursos humanos de uma empresa?

As pessoas deixaram de ser tratadas como fornecedoras de mão-de-obra ou ocupantes de cargos para serem consideradas fornecedoras de conhecimentos e habilidades intelectuais.

11) Quais são as variáveis que constituem o AMBIENTE GERAL de uma Empresa?

O Ambiente Geral é constituído por um conjunto complexo de variáveis que atuam de forma dinâmica e interativa:

variáveis tecnológicas; variáveis políticas; variáveis econômicas;

variáveis legais; variáveis sociais; variáveis demográficas e

variáveis ecológicas.

12) Defina MERCADO (segmento do Ambiente de Tarefas de uma Empresa).

O mercado pode ser definido como o conjunto de todas as pessoas ou organizações que compram ou podem ser induzidas a comprar um determinado produto ou serviço.

13) Defina RESTRIÇÃO, como Influência Ambiental para uma Empresa.

A RESTRIÇÃO é uma limitação causada pelo ambiente, que reduz o grau de liberdade da empresa (salário mínimo; tabelamento de preços; racionamento de certos recursos escassos).

14) Defina CONTINGÊNCIA, como Influência Ambiental para uma Empresa.

Contingência é um evento futuro provável (mas não certo) que pode afetar seriamente o trabalho de uma empresa (greve; guerra; mudanças de preços ou da política governamental).

15) Quando o Ambiente de Tarefa de uma Empresa apresenta Estabilidade?

O Ambiente de Tarefa apresenta estabilidade quando não há mudanças relevantes no comportamento dos clientes, nem dos fornecedores, nem dos concorrentes ou agentes reguladores.

16) Defina AMBIENTE DE TAREFA MUTÁVEL?

O Ambiente de Tarefa mutável – também chamado dinâmico – é aquele que apresenta instabilidade no comportamento dos clientes, dos fornecedores, dos concorrentes e dos grupos reguladores.

17) O que uma Empresa precisa fazer para conseguir sobreviver e crescer, nos dias de hoje?

A Empresa só consegue sobreviver e crescer conforme se adapte às circunstâncias ambientais e, mais que isto, aproveite as oportunidades e amorteça as coações e contingências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com