TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE CAMPO NA EMPRESA AAT

Trabalho Universitário: PESQUISA DE CAMPO NA EMPRESA AAT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda os processos de trabalho da empresa AAT. International Ltda, que tem como principal atividade a piscicultura. A referida empresa está localizada na Avenida Maranhão, nº 24, na cidade de Paulo Afonso no estado da Bahia. Foi fundada em 1997 e atuou no mercado com a reprodução, engorda e beneficiamento de peixe do tipo tilápia ate o ano de 2007. Após este período a mesma parou de exercer a atividade frigorífica, em virtude de não haver retorno financeiro, passando a trabalhar somente com a habilidade de produzir alevinos e juvenis até os dias de hoje.

O objetivo deste trabalho é observar o desenvolvimento da empresa no ramo da sua atividade no mercado de trabalho nesta região que se expande a cada dia e analisar o clima organizacional e a capacidade de superar as dificuldades de um mercado completamente competitivo, identificar qual o modelo de gestão é usado pela organização, além de analisar a situação da empresa, comparando a produção inicial com a atual.

O método utilizado para a confecção deste trabalho foi a realização de 03 (três) visitas à essa empresa para conhecimento geral de sua estrutura organizacional e sua rotina de trabalho, sendo realizado no momento entrevistas aos funcionários através de perguntas orais que foram transcritas pelos pesquisadores. Bem como utilizamos os conhecimentos adquiridos através das disciplinas estudadas durante o percurso desse semestre

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa tem uma boa estrutura organizacional, é formada por uma equipe determinada que não se abalou com as dificuldades que enfrentou devido a paralisação das atividades da fábrica de rações que fazia parte das atividades da referida empresa Devido a tal paralisação o custo de produção ficou muito alto o que fez a empresa decidir deixar de trabalhar com a reprodução até fase de abate. Dessa forma pôde se reerguer e manter um bom resultado, alcançando seus objetivos.

A estrutura organizacional é sem fronteira com baixo grau de departamentalização e pouca formalização com o seguinte organograma: 01diretor proprietário (Nível institucional), 01 gerente geral (nível intermediário), 01 gerente (área de produção), 3 encarregados (nível operacional), 4 supervisores, 38 auxiliares de produção e 1 menor aprendiz. Esses profissionais seguem uma linha interativa voltada para o trabalho em equipe, existindo um estilo de liderança que se preocupa em influenciar e proporcionar aos liderados um clima favorável, com colaboradores comprometidos e motivados, construindo desta forma um ambiente voltado para o crescimento da empresa e dos próprios indivíduos.

Apesar da dinâmica em equipe, a empresa tem dificuldades em lidar com publico externo, que nem sempre cumpre com o acordado, deixando-a muitas vezes em situações economicamente comprometedoras. Outro fator externo que afeta a empresa são as leis trabalhistas, que requer demais do empregador com muitas exigências e para tais é necessário disponibilizar recursos que nem sempre estar compatível com os rendimentos da mesma. As mudanças das leis são constantes, dificultando adaptação às regras e normas estabelecidas.

Através das entrevistas feitas com 07 funcionários, podemos afirmar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com