TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE MERCADO

Trabalho Escolar: PESQUISA DE MERCADO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

1. A CONSTRUÇÃO DO ESPÍRITO INVESTIGADOR

Por pesquisa entendemos um conjunto de atividades organizadas, objetivando a busca de um determinado conhecimento; no entanto, para que seja classificada como científica deve: ser realizada a partir de método próprio, utilizar técnicas específicas, estar voltada para um conhecimento que diga respeito à realidade empírica e seus resultados devem ser apresentados em relatório próprio.

Toda investigação científica é metódica e se reveste de rigor e seriedade. O pensador italiano Antônio Gramsci (2000 apud COUTINHO; HENRIQUE, 2005) já propôs a formação intelectual das massas, assim temos que o espírito científico não é privilégio de determinada classe, cultura e etnia.

No entanto, para o pesquisador é necessário que seja revestido de um espírito de curiosidade, aquele que é inerente à criança, mas que a escola e os adultos aniquilam ao longo da vida. O cerceamento escolar é um dos principais fatores que impede a formação e o cultivo do espírito científico.

O Brasil atingiu um índice satisfatório de democratização escolar, no entanto, os índices de qualidade precisam ser melhorados, a busca de soluções para os problemas sociais e políticos que enfrentamos.

Deste modo, perseguimos o espírito científico, dotado de crítica, objetiva e racional; capaz de analisar, julgar, distinguir o essencial do superficial, enfim, de avaliar a questão.

Há que se salientar também que, para além do aspecto intelectual que pressupõe habilidades de observação, precisão, ideias claras, busca de provas e outras, o pesquisador deve possuir a virtude moral a partir da qual o espírito científico se reveste de imparcialidade, de honestidade, de ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com