TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE MERCADO

Pesquisas Acadêmicas: PESQUISA DE MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................4

Nível Secundário.................................................................................................5

Nível Terciário.....................................................................................................6

3 CONCLUSÃO....................................................................................................7

.

Introdução

Este trabalho tem como objetivo de realizar uma pesquisa em campo baseado nos assuntos tratados nas disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade; Seminário. Apresentamos a empresa Mega Móveis e como são administrados seus negócios através de um olhar econômico, estatístico e social.

A Mega Móveis situada na cidade de Sabaúdia, na Rua Jácomo Valério, no n° 53, onde há quatro anos vende móveis, brinquedos, presentes e eletrodomésticos aos cidadãos sabaudienses.

Sabaudia que inicialmente pertencia a Arapongas adquiriu autonomia de município em 1954, mas continua intimamente ligada a Arapongas, pois sendo um município jovem e com população pequena, pertencentes em sua maioria as descendentes de agricultores da região, com escolaridade a nível fundamental e renda per capita de 1 a 2 salários mínimos.

Assim sendo, os clientes as Mega Móveis são em sua maioria pessoas físicas do sexo feminino entre 30 e 50 anos, donas de casa, mães de família ou aposentadas. Há ainda uma pequena parcela de jovens e crianças, pois a Mega Móveis dispõe também de eletro eletrônicos e brinquedos.

As clientes de um modo geral não têm preferência por marcas, mas são guiadas pela necessidade do produto.

Atualmente a maior procura é por celulares.

A loja procura sempre acompanhar os preços do mercado em geral, mas sabe que na hora da escolha o cliente sempre opta pelo mais barato independentemente da marca, por esse motivo procura-se inserir os aumentos de forma discreta pra que os clientes se habituem aos poucos, outra preocupação é a de sempre ofertar produtos com preços acessíveis.

O consumo médio de cada cliente gira em torno de 200,00 reais por mês e a forma de pagamento mais escolhida e o parcelamento em cinco vezes.

É o fornecedor quem define quando e de quanto será o aumento de preço dos produtos, pois a empresa tem uma política de apenas aumentar os preços quando é extremamente necessário. Assim sendo a inflação é sempre uma grande vilã, pois é impossível sobreviver no mercado sem repassar os custos aos consumidores.

Assim, a aquisição de mercadorias para a loja é um dos principais agentes inflacionários, sendo que os gastos com pessoal e as despesas de manutenção podem ser considerados mais estáveis.

A empresa faz suas compras à prazo utilizando como forma de pagamento o boleto bancário e o parcelamento em até três vezes e está sempre a procura de promoções e ofertas em geral pois as vantagens são repassadas aos clientes garantindo maior competitividade no mercado.

A Mega Móveis possui apenas um grande concorrente local que é a Shop Móvel, que além de ser maior esta no mercado há mais tempo e já possui uma clientela fiel, porém sendo sua única concorrente, podemos dizer que há clientes suficientes para ambas e ambas utilizam-se de estratégias completamente diferentes, pois enquanto a Shop Móveis é uma loja tradicional que mantem sua clientela baseada em valores como a fidelidade do cliente, a Mega Móveis se volta a modernidade utilizando-se de estratégias como ofertas, grandes liquidações e brindes para conquistar a clientela.

O próprio design da loja, a disposição de mercadorias e o atendimento prestado pelos funcionários as cliente são estratégias que ambicionam aumentar as vendas e consequentemente o lucro da empresa.

A Mega Móveis não possui filial e contribui com a macroeconomia local à medida que o dinheiro dos cidadãos sabaudienses permanece na cidade gerando imposto ao próprio município sem que os mesmos cidadãos se desloquem até Arapongas ou outras localidades para adquirir suas mercadorias.

A Micro economia local também cresce gradativamente sendo que o sucesso da loja serve de inspiração a outros pretensos comerciantes.

Vamos agora analisar as ferramentas estatísticas utilizadas pela Mega Móveis:

O Ministério Público, através da Subprocuradoria Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional (SUBPLAN), disponibiliza dados de 399 municípios em desenvolvimento no PR, entre eles Sabaudia. Vejamos alguns índices e indicadores socioeconômicos bastante úteis aos empresários em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com