TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE OPINIÃO COM DADOS ESTATÍSTICOS NA ÁREA EDUCAÇÃO

Casos: PESQUISA DE OPINIÃO COM DADOS ESTATÍSTICOS NA ÁREA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  4.197 Palavras (17 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 17

PESQUISA DE OPINIÃO COM DADOS ESTATÍSTICOS NA ÁREA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PESQUISA DE OPINIÃO COM DADOS ESTATÍSTICOS NA ÁREA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Pesquisa de opinião apresentada ao curso de pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Estatística Aplicada a Educação.

Caxias-MA

2013.1

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................

2 EMBASAMENTO TEÓRICO...................................................................

3 ASPECTOS RELEVANTES DA PESQUISA DE OPINIÃO PARA O SETOR

EDUCACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-

APRENDIZAGEM.....................................................................................

4 ANÁLISE E DISCURSSÃO DE RESULTADOS.......................................

4.1 Coleta de dados....................................................................................

4.2 Descrição das técnicas de amostragem................................................

4.3 Inferência de resultados..........................................................................

5 CONCLUSÃO..............................................................................................

REFERÊNCIAS...............................................................................................

INTRODUÇÃO

Neste trabalho descreve sobre a Educação Ambiental, um assunto muito importante a ser tratado e trabalhado em sala de aula.O nosso objetivo é buscar informações,descrevê-las e analisá-las , para estarmos por dentro do que está sendo repassado atualmente nas escolas sobre a temática :Educação Ambiental.

Nosso tipo de pesquisa é uma Amostragem Sistemática; ou seja,ocorre quando os elementos da amostragem são selecionados por meio de um critério pré estabelecido pelos pesquisadores.Em nossa amostra escolhemos o fator de idade (8 a 9 anos) série(3ª).O que nos restringe a refletir sobre o que é repassado a essas crianças ,e qual pensamento e posição elas tem sobre a Educação Ambiental.Fizemos uma pesquisa de natureza descritiva,onde aplicamos um questionário de 8 questões a crianças de 8 a 9 anos na Escola Adventista de Caxias(Rede Privada).

Uma das questões abordadas foi sobre a lixeira seletiva, embora algumas crianças saibam que para cada material reciclado existe uma cor determinada, ainda sim, percebemos um déficit no requisito de cor correta para cada material (Azul - papel; Amarela - metal..)

Observamos que embora informadas sobre reciclagem, ainda existe muito a ser trabalhado, não somente com os alunos pesquisados, mais em todas as instituições.

Concluímos que esse assunto embora trabalhando, precisa-se ser atualizado e aplicado em sala de aula, em casa e etc... Para que o educador leve esse tema em todos os âmbitos sociais.

Objetivo: transcender o debate teórico e buscar sensibilizar sobre a importância da educação como instrumento de mudança social.

PESQUISA DE OPINIÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO-

(Educação Ambiental)

EMBASAMENTO TEÓRICO

Educação ambiental é uma novidade da educação, já praticada em alguns países, foi proposta em 1.999 no Brasil, tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável. Pode ser incluída como uma disciplina.

É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, a Educação em sua complexidade e completude.

A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal”.

A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante. Desde muito cedo na história humana para sobreviver em sociedade, todos os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente. O início da civilização coincidiu com o uso do fogo e outros instrumentos para modificar o ambiente, devido aos avanços tecnológicos, esquecemos que nossa dependência da natureza continua.

"A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com