TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Artigos Científicos: PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Educação

Curso de Pedagogia

Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica VII

Tema do Trabalho: As Relações e Sentimentos Numa Turma de Educação Infantil.

Justificativa

Percebemos uma turma de educação infantil, que possuía dificuldades de interagir entre si, pois eram crianças oriundas de turmas diferentes. Dentro dessa perspectiva, nós como educadores, constatamos a necessidade de construir um projeto que houvesse interação entre as crianças.

Propomos um projeto para criar laços afetivos entre as crianças e os demais atores da instituição, pois sabemos que há necessidade de desfazer conflitos, divergências, estranhamentos entre outros, podendo trabalhar também a identidade do grupo. Promovendo um ambiente de relações harmoniosas, gerando assim união entre elas.

É na Educação Infantil que a criança desenvolve suas capacidades físicas, cognitivas, afetivas, ética, estética, de relacionamento interpessoal e de inserção social.

Metodologia

Por acreditar na criança como ser integral, que tem vontades, que sonha e que deseja, por isso suas expectativas precisam estar incluídas no processo de ensino aprendizagem.

Brincando, experimentando o faz-de-conta, a criança desenvolve sua criatividade, enriquecendo assim o seu conhecimento, tanto concreto como simbolicamente, aprendendo as regras, seus próprios limites e suas emoções, o que contribui para o processo de sociabilização.

Propostas

Realização da rodinha dos desejos;

Caça aos desejos;

Conversas em grupo para buscar estratégias para realizar os desejos;

Brincadeiras coletivas;

Elaboração de combinados para as nossas relações e interações;

Projetos dos Desejos

Jogos, brinquedos, borboletas, músicas de Rock, Tapete Mágico, papel voador, pulseira mágica, moto, roupa de madrinha, tudo isso e muito mais coube dentro do Saco dos Desejos.

Um dia, porém, Meméia, uma Bruxa sapeca espalhou todos os desejos pela Creche. Arrependida, prometeu que nos ajudaria a encontrá-los e para isso nos apresentou seus amigos: fada Rosada e Super-A, que se juntaram a essa grande aventura. Surgiu, assim, o Projeto Desejos.

Brincando e experimentando o faz de conta, as crianças desenvolveram sua criatividade e enriqueceram seu conhecimento. Aprenderam regras, criaram combinados, identificaram seus limites, desenvolveram suas potencialidades, trabalharam suas emoções.

Nas Rodinhas, reuniram-se para pensar em como realizariam cada desejo, contribuindo para o desenvolvimento, conclusão e avaliação de cada etapa do planejamento. Às vezes, achavam alguns Desejos difíceis de realizar, pois estes faziam parte do mundo da imaginação. “Que desafio para nossa criatividade!”

Entre tantas coisas, Malaguzzi diz que “a criatividade se desenvolve quando os educadores se vinculam à observação e à interpretação de situações problemáticas ao invés de métodos prescritivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com