TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EM MERCADO

Tese: PESQUISA EM MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

PESQUISA DE MERCADO

Professora Gisleine

1- Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistente a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.

Após os conceitos que você aprendeu em aula e na webaula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

Conhecer melhor seus clientes fazendo uma pesquisa de mercado, para saber seus gostos e seus anseios, a opinião, e expectativa do produto ou serviço do seu público alvo consumidor. Querendo saber qual as dificuldades que eles enfrentam no seu dia a dia o que querem, pontos positivos e melhorias a ser feito no produto.

A Microsoft assim como outras empresas estão inseridas em um mercado bastante turbulento e dinâmico, trazendo instabilidade à sobrevivência das empresas. Essa instabilidade pode ser representada por exemplo pela concorrência, economia, pelo comportamento do consumidor que está em constante mudança. E na tentativa de sobreviver a essa instabilidade a empresa precisa obter respostas, conhecimento e com isso utilizar dessa importante ferramenta que é a pesquisa de mercado coletando e analisando informações, para que essas possam ser uteis para a tomada de decisões mais seguras e eficazes.

.

2- Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

A falta de visão de mercado, observação e satisfação das necessidades do clientes indefinição de objetivos a curto e longo prazo. Falta de inovação e a melhoria da sua tecnologia acompanhando assim as mudanças de mercado .Não houve uma pesquisa de mercado para analisar e prever o comportamento do consumidor , a opinião do cliente em relação ao produto para saber o que era necessário para continuar no mercado. Faltou também uma estratégia de mudança gradual de modo que seus principais cliente tivessem tempo de adaptarem as mudanças e a empresas se adequar a competitividade do mercado.

MARKETING

Marcos Marques/Henry Nonaka

1- Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android." Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

“A chave para atingir os objetivos da organização que consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados–alvos e satisfaze-los mais efetivamente e eficiente do que os concorrentes”(Kotler)

Com isso justifica-se a importância de conhecermos muito bem os concorrentes(forma de atuação, área de abrangência no mercado, politica,preços,atendimento,pontos positivos e negativos) e monitora-los, assim aproveitando oportunidades e evitando ameaças possíveis.

2- Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

A palavra produto significa mais do que bem, serviço ou ideia. O produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição ,uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade.

Os produtos é o fator principal e mais importante em um ramos de negócio, onde o cliente busca satisfazer uma necessidade ou um desejo. Onde qualidade,variedade,marca,embalagem,tamanho,serviços agregados, garantias,

design são quesitos fundamentais para atingir os resultados. Os produtos precisam estar em constante aperfeiçoamento e atualização para acompanhar as tendências, tecnologias, gostos e moda de cada época, pois se isso não acontecer pode ficar sendo inutilizável ou esquecido.

3- "Seja qual for a estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo no futuro. "As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes e será divertido ajudar a definir os próximos produtos", disse Bill Gates, co-fundador da Microsoft, em um vídeo de boas-vindas ao novo CEO." Suponhamos que a estratégia escolhida para ser adotada seja de comunicação. Fale sobre quais são os componentes do mix de comunicação e defina cada um deles.

Propaganda: utiliza meios de comunicação para chegar até o cliente ex: anúncios impressos,eletrônicos,cartazes,outdoors,painéis,material audiovisual, símbolos,logotipos,filmes,manuais. Tem o objetivo de informar e persuadir ou lembrar um determinado publico em um prazo estabelecido ou seja é uma forma remunerada de apresentar ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.

Promoção de vendas: Consiste numa diversidade de ferramentas de incentivo a maioria de curto prazo, visando estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço. São exemplos concursos, jogos, loterias e sorteios, prêmios,brindes,amostras,feirassetoriais,exposições,demonstrações,cupons,

reembolsos parciais.

Relações públicas e assessoria de imprensa: uma variedade de programas utilizados para promover a imagem ou marca. Possuem fortíssimo apelo, devido a alta credibilidade, já que as matérias ou artigos tem mais credibilidade que os anúncios. ex kits de imprensa,palestras,seminários,relatórios,doações,publicações, relações com a comunidade,lobby,revista e jornais corporativos.

Eventos: O consumidor se torna pessoalmente envolvido,participando de eventos patrocinados pela empresa e projetados para provocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com