TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA Educação

Seminário: PESQUISA Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

4 – JUSTIFICATIVA

A educação constitui-se como um processo social e objetivo formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. O espaço escolar deve ser favorável para que os alunos desenvolvam seu potencial físico, cognitivo e afetivo. Assim, a escola deve ser cenária de preparação do para viver em sociedade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96), diz que a educação é dever da família e do estado, Porém a realidade educacional no Brasil tem se apresentado da seguinte forma:

Não existe escola para todos em todos os níveis; 41% dos jovens não terminam ensino médio; 2/3 dos jovens entre 15 e 17 anos não estão na escola; são elevados os índices de evasão, repetência escolar e analfabetismo. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica mostra que, entre 1995 e 2001, o desempenho discente piorou. Em 2002, 74% dos que se submeteram à avaliação do ensino Médio (Enem) tiveram desempenho insuficiente. Vale lembrar que, para o ensino médio, de cada cem estudantes, sessenta não o concluem, e que 53% dos alunos estão atrasados na escola. (BACKX, 2008, p. 122).

O professor em sala de aula tem um papel fundamental, mas o que se percebe é que muitos problemas que surgem no campo educacional tem a sua gênese no contexto familiar e social ao qual estão expostos os alunos. Fazem muitas vezes parte do cotidiano da família destes alunos, o desemprego, trabalho infanto-juvenil, baixa renda, fome, desnutrição, desigualdade social, problemas de saúde, moradias inadequadas, famílias multiproblemáticas, drogas, pais negligentes, pobreza e violências são algumas das problemáticas que configuram as diferentes expressões da questão social. O Assistente Social no âmbito educacional tem como papel fundamental desenvolver atividades que proporcione a aproximação da família e comunidade ao ambiente escolar.

A inserção do Serviço Social no ambiente escolar relaciona-se dessa forma com a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. O Assistente Social através seus conhecimentos técnico-operativos pode contribuir junto à equipe interdisciplinar para adequar a forma de acesso ao conhecimento à realidade do aluno. Contudo o trabalho a ser desenvolvido pelos Assistentes Sociais não se entra nas função dos educadores, mas surge como uma prática complementar, fornecendo subsídios para proporcionar o encontro da família, alunos, comunidade e profissionais da educação no ambiente escolar.

Esta pesquisa tem como intuito identificar as principais dificuldades que vão de encontro a uma educação de qualidade nas escolas do ensino fundamental na cidade de Teresina - PI, descobrir como se dá a relação entre os envolvidos no processo educacional (profissionais da educação, alunos, família e comunidade) e de que forma a inserção do Assistente Social pode contribuir para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem.

A presença dos assistentes sociais no campo educacional já é realidade em algumas escolas no país, porém a introdução deste profissional na área, ainda não é obrigatória. Atualmente, há uma ampliação dos debates a cerca deste tema, debates estes que tem despertado um novo olhar para a necessidade de trabalhar o aluno como um ser global, inserindo assim profissionais de áreas diversas para atender os indivíduos em suas particularidades. Esta pesquisa se coloca como um importante processo para ampliação dos debates já existentes, ampliando o referencial teórico bem como o desenvolvimento científico e profissional do Assistente Social.

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »