TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PGRS

Artigos Científicos: PGRS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR)

THIAGO CARVALHO BUSQUETE

VIABILIADE DE UM MODELO DE PGRS COM POSSÍVEL APLICAÇÃO

EM DIFERENTES EVENTOS

PARANAGUÁ 2013

THIAGO CARVALHO BUSQUETE

VIABILIADE DE UM MODELO DE PGRS COM POSSÍVEL APLICAÇÃO

EM DIFERENTES EVENTOS

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Especialização Latu Senso em Gestão Ambiental do Instituto Federal do Paraná, como requisito parcial de avaliação para titulação.

Professor: Everaldo dos Santos

PARANAGUÁ 2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 TEMA 5

1.2 PROBLEMA 5

1.3 HIPÓTESE 5

1.4 OBJETIVOS 6

1.4.1 Objetivo geral 6

1.4.2 Objetivos específicos 6

1.5 JUSTIFICATIVA 6

2 REFERENCIAL TEÓRICO 8

2.1 PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PGRS) 8

2.2 LEGISLAÇÕES SOBRE RESÍDUOS 8

2.3 CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS 11

2.4 RESÍDUOS PLÁSTICOS E SUA DISTRIBUIÇÃO 11

2.5 TENDÊNCIAS DE DESCARTABILIDADE DE BENS. 13

2.6 EVENTO “XVII CAMACHO” 13

3 METODOLOGIA 14

4 RECURSOS 15

5 CONOGRAMA 16

REFERÊNCIAS 17

4

1 INTRODUÇÃO

Nesta monografia serão analisados os modelos de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos existentes, escolhendo um, ou até mesmo sugerindo adaptações para sua aplicação em diferentes eventos, contemplando um mínimo de razão para todos os eventos, extraindo suas possíveis variáveis na eficiência da gestão dos resíduos e mitigação dos impactos ao meio ambiente sugerindo assim orientação genérica à gestão dos resíduos sólidos de um evento.

Segundo Tachizawa et. al. (2012), atualmente o conceito de reponsabilidade social corporativa se tornou abrangente, incorporou fatores importantes, como a preservação do meio ambiente. Nesse cenário, os envolvidos têm expectativas de interagir com organizações éticas, com boa imagem, que atuem de forma ecologicamente responsável.

A ameaça atual e crescente na integridade do meio ambiente local, através da poluição por resíduos, coloca em perigo o ecossistema em escala planetária. Persistentes e mal encaminhados, em seu final do processo de ciclo de vida útil, os produtos utilizados têm, refletido na acumulação de poluente no meio e o menor ciclo de vida útil é um dos fatores que prejudicam seu controle, causando aumento de sua produção (COE e ROGERS, 1997, citado por BAPTISTA NETO, et al., 2008, p.145).

Além do forte impacto que os resíduos sólidos exercem sobre as atividades econômicas (turismo, pesca e navegação), estes representam um sério risco aos organismos marinhos. O mecanismo de impactos diretos nas espécies marinhas são primariamente mecânicos, seja através do enredamento (aprisionamento total ou parcial) ou ingestão de materiais sintéticos. Outro mecanismo de impacto que têm sido investigado recentemente referem-se ao papel de material flutuante como agente de dispersão de organismos marinhos e o papel de plásticos como vetores de contaminação química. Além disso, a inibição da transferência de gases na interface sedimento-coluna d’água devido à cobertura do leito marinho por plástico pode interferir seriamente no funcionamento normal de ecossistemas contaminados. Contudo, este mecanismo ainda não foi investigado adequadamente. (LAIST, D.W 1997 citado por BAPTISTA NETO, et. Al., 2008, p. 315).

Será depreendida uma descrição quantitativa e qualitativa dos impactos e resíduos gerados em um evento público, XVII CAMACHO 2012, com objetivo de estudo de caso prático para reflexão.

5

1.1 TEMA

Viabilidade de um modelo de gestão de resíduos como possível ferramenta de aplicação em diferentes eventos.

1.2 PROBLEMA

O baixo índice de analises e pesquisas, da eficiência de gestão de resíduos, provenientes de eventos, ou até mesmo a inexistência deles, permitem que sejam feitas ações no contexto de inovação para tecnologias de gestão de resíduos.

1.3 HIPÓTESE

Uma mudança cultural e organizacional, inovação, com leis específicas, e planos de gerenciamento de resíduos sólidos eficientes e focados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com