TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PI GOL LINHAS AÉREAS

Exames: PI GOL LINHAS AÉREAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  5.552 Palavras (23 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 23

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

DISCIPLINA DE PROJETO INTEGRADOR II

PROJETO INTEGRADOR: GOL LINHAS AÉREAS

Autores:

Aline Q S Farinelli

Anderson Costa

Andresa Teixeira

Eric Morimoto

Heloisa Souza

Michele S Barboza

Paula Maria M Melo

Vinicius Fonseca

Profª Fabiola Assumpção Barrella

São Paulo, Setembro de 2013

1. INTRODUÇÃO

Refletindo a melhoria da economia geral do país e conseqüente aumento de renda da população, a partir de 2003 o número de viagens aéreas nacionais cresceu a uma taxa de 10% ao ano. De acordo com um estudo do setor aéreo encomendado pelo BNDES em 2010, neste mesmo período, alterações tarifárias e o aumento na competitividade fizeram com que o preço médio do quilômetro voado caísse 48%, e hoje é possível, em alguns trechos, voar por um preço inferior ao do transporte rodoviário.

Apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, a infraestrutura aeroportuária não acompanhou o crescimento da área. Os principais aeroportos do país já apresentam problemas sérios nos terminais de passageiros e também nos sistemas de pista e pátio. Em épocas de maior demanda (feriados e férias) é possível notar essas deficiências, principalmente em São Paulo, que concentra 25% do tráfego aéreo nacional. Com a proximidade da Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olímpicos (2016), o setor tem sido um dos principais focos de estudos e modificações para adequação de infraestrutura .

O mercado brasileiro atualmente é dominado por quatro empresas: Tam, Gol, Azul/Trip e Avianca. Desde o final dos anos 90, mudanças na regulamentação do setor e na própria condição econômica do país, operaram grandes mudanças nas empresas que atuavam há décadas no Brasil – Varig, Vasp e Transbrasil, que acabaram não resistindo ao individamento acumulado e à entrada de novos concorrentes. Um dos principais marcos da renovação do mercado brasileiro foi o surgimento da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, objeto deste estudo.

2. TRAJETÓRIA E PERFIL DA GOL

Realizando seu primeiro vôo no dia 15 de janeiro de 2001, a Gol conquistou, em curto período de tempo, grande participação de mercado, chegando ao 2º lugar. A empresa inaugurou no Brasil o sistema low fare/low cost, que permitiu a queda nas tarifas, porém com um nível de serviço completamente diferente das tradicionais Varig e Vasp (que viriam a falir poucos anos depois). Ao final de 2004, a empresa iniciou suas atividades internacionais, com vôos de São Paulo a Buenos Aires. Em 28 de março de 2007, a Gol confirmou a compra da VRG Linhas Aéreas, também conhecida como "nova Varig", por US$ 275 milhões, vencendo a disputa com a empresa chilena LAN.

A Gol tem uma extensa malha aérea, com quase 900 decolagens diárias para 62 destinos nacionais e 14 internacionais. Além da abrangência, um dos principais fatores de liderança da Gol ainda é o preço das passagens, que acabou permitindo a muitas pessoas fazer sua primeira viagem de avião. Para manter essa redução a empresa investe em tecnologia e mantém uma frota de aviões jovem e moderna, o que reduz custos com manutenção (a empresa também possui um centro de manutenção próprio) e baixo consumo de combustível, proporcionando altas taxas de utilização e eficiência. Hoje a Gol conta com mais de 18 mil colaboradores.

Até julho de 2012, a Gol foi presidida por Constantino de Oliveira Júnior, herdeiro do grupo mineiro Áurea, um dos maiores grupos de transporte de passageiros do Brasil. Atualmente, Paulo Kakinoff, ex-presidente da Audi no Brasil, é o novo dirigente da companhia .

3. ANÁLISE DOS AMBIENTES DE MARKETING

3.1. Ambiente Demográfico

Por ser uma empresa que trabalha com o modelo de low cost, sem diferenciação de classes em suas aeronaves e serviço de bordo simplificado, a Gol atinge principalmente passageiros que buscam preços mais baixos. Dessa forma, podemos considerar que seu público alvo seja as classes B e C. Deixando de lado a discussão sobre a classe C ser ou não considerada como classe média, o fato é que esse grupo tem tido o maior crescimento percentual em renda e consumo. Conforme dados do PNAD* de 2011, a classe C já abrange 55% da população, e alguns analistas prevêm que esta proporção chegue a 60% já em 2014. Somando-se as classes A/B e C, temos um total de 128 milhões de pessoas, que são potenciais clientes da Gol.

Com o aumento de renda e poder de compra ocorrido na última década, uma das mudanças significativas é que as pessoas estão viajando mais. E o transporte aéreo se beneficia muito dessa mudança de comportamento, já que em um país territorialmente extenso como o Brasil, viajar de carro ou ônibus muitas vezes é um suplício.

Evolução da Participação de Grupos de Classes Econômicas

Fonte: CPS/ FGV a partir dos microdados da PNAD e da PME/IBGE

http://www.cps.fgv.br/cps/pesquisas/Politicas_sociais_alunos/2012/Site/11_1BES_Nova%20Classe_Media.pdf

População Brasileira por Classes Sociais* (em milhões de pessoas)

Fonte: Economia Brasileira em Perspectiva – 15ª Edição, Abril/2012

Disponível em < www.fazenda.gov.br/portugues/docs/perspectiva-economia-brasileira/edicoes/Economia-Brasileira-Em-Perpectiva-Mar-Abr12-alterado.pdf> Acesso em 21/05/2013.

3.2. Ambiente Econômico

Desde 2011, Tam e Gol vêm acumulando prejuízos financeiros. O aumento na demanda por voos domésticos (16% em 2011 e 6,79% em 2012) não se refletiu em lucros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com