TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso GOL Linhas Aereas

Por:   •  23/6/2015  •  Exam  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  1.208 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Departamento de Engenharia de Produção

Administração Estratégica

Estudo de Caso – Gol Linhas Aéreas

Bárbara Louisie (0356499)

Carolina do Vale (0336961)

Ludovic Trubert (0356522)

Marina Leite A. (0336821)

Noélia Oliveira F. (0356536)

  1. A GOL teve como escolha a estratégia de enfoque, pois ela escolheu um determinado grupo comprador para estar como público alvo, esse seria das classes mais baixas, que como no estudo de caso cita, abre mão de serviços luxuosos e procuram tarifas mais baixas. Logo, a GOL teve essa característica de estar trabalhando com baixo custo, para atender de forma mais objetiva e com qualidade essas classes, com uma tarifa bem abaixo comparado as outras companhias como a Varig e TAM.
  1. A Gol propôs um modelo de negócio diferenciado para adentrar ao mercado da aviação brasileira através do conceito low fare e low cost (baixa tarifa, baixo custo). Assim, aterrissou ao mercado apresentando propostas diferentes do modelo tradicional das companhias aéreas existentes na época, que buscava atender a uma demanda de clientes que desejavam voar a baixo custo desde que houvesse segurança e qualidade. A missão deve destacar seu modelo de negócio, mas a cima de tudo a importância da existência da organização. Assim, a Gol tinha como missão inicial propor seu modelo de negócio de baixas tarifas e baixos custos, mas transportando seus passageiros com segurança e qualidade. Já a visão deve propor as metas que devem ser alcançadas pela empresa. No momento inicial, percebemos através do texto que a visão da Gol era consolidar suas estratégias diferenciadas no mercado como uma empresa inovadora, para manter seu crescimento e se estabelecer no mercado.  Ao longo do tempo e o sucesso alcançado, a Gol teve que passar por algumas mudanças apesar de ter revolucionado o mercado aéreo brasileiro. Por causa da sua estratégia de baixas tarifas, as empresas, principalmente a TAM, tiveram que adaptar-se para conter a concorrente, Gol. Consolidada no mercado com sua proposta fiel de tarifas baratas mantidas devido às suas vantagens operacionais, que lhe permitiam a continuidade dessa prática, a Gol começou a sentir a necessidade de expansão para que pudesse continuar a crescer.  A aquisição da Varig pela Gol, consistiu de uma grande transformação para empresa pois ampliou participação no mercado doméstico e, consequentemente, mudanças nas suas estratégias de atuação para se manter ativa no mercado, principalmente pelo aumento de custos.  As mudanças nas estratégias da Gol afetaram sua missão ao longo do tempo. Para quem utiliza o transporte aéreo, é perceptível que hoje a Gol já não oferece tarifas mais baixas que suas concorrentes tanto pelo aumento do número de rotas, nas quais suas estratégias de redução do custo operacional não conseguem ser eficazes, assim como o aumento do preço do combustível de avião. O resultado: a Gol já não pretende atuar no mercado aéreo como a empresa que oferece o menor preço de tarifas, atualmente ela busca expandir ainda mais sua atuação no mercado aéreo através da realização de parcerias com empresas estrangeiras como a Delta, especulação de aquisição de empresas estrangeiras como a TAP e a criação de uma rota para Miami. Desafios que propõem a adaptação da missão e visão para os próximos anos.
  1.  É possível concordar com a afirmação, pois, com a aquisição da Varig, a Gol estará mudando sua estratégia para a internacionalização, pois, no começo de suas operações suas rotas eram somente nacionais. Após a aquisição, ela inicia sua participação no mercado internacional, mudando sua estratégia, seu modo de negócios e vantagem competitiva que se baseava em baixos custos.
  1. Sim, porque a TAM não se mostrou passiva diante do crescimento da  Gol e, por meio de mudanças operacionais, diminuição dos preços das passagens e promoções, defendeu a liderança no setor. Com a intenção de ganhar dimensão e eficiência operacional também se fundiu com outra empresa, Lan Chilena. A perspectiva da Gol para os próximos cinco anos é retornar a ser uma empresa conceituada no setor de aviação, e com a compra da Webjet pretende renovar toda a frota dessa companhia, considerada velha, para manter a política de aeronaves modernas, que reduzem o custo da manutenção. Posteriormente irá comprar a empresa portuguesa TAP, para entrar no mercado europeu e uma rota para Miami, buscando internacionalização. Com isso, a Gol tem que refazer o seu planejamento para que não ocorram prejuízos como os anteriores, tanto no setor interno como no setor externo, buscando sempre se reestruturar.
  1. A ameaça de novos concorrentes: é possível afirmar que uma Indústria é direta ou indiretamente afetada pela entrada de novas empresas uma vez que pode causar a queda dos seus preços, aumento nos custos de sua produção e consequentemente diminuição da rentabilidade.

Poder de barganha dos compradores: existe um grande desafio das atuais companhias aéreas constantemente procurarem se diferenciar das outras oferecendo o melhor serviço, com maior agilidade e burocracia mais baixo possível. Isso possibilita uma maior redução do poder de barganha dos compradores, uma vez que não encontrarão uma oferta própria no mercado. Devido ao baixo número de concorrentes os compradores não possuem poder de negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com