TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIB, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Ensaios: PIB, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 5

PIB = Produto Interno Bruto

O Produto Interno Bruto é o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.

O PIB pode ser calculado de duas maneiras. Uma delas é pela soma das riquezas produzidas dentro do país, incluindo nesse cálculo empresas nacionais e estrangeiras localizadas em território nacional. Nesse cálculo entram os resultados da indústria (que respondem por 30% do total), serviços (65%) e agropecuária (5%). Entra no cálculo apenas o produto final vendido, por exemplo, um carro e não o aço e ferro da produção. Evita-se, assim, a contagem dupla de certas produções.Outra maneira de medir o PIB é pela ótica da demanda, ou seja, de quem compra essas riquezas. Nesse caso, são considerados o consumo das famílias (60%), o consumo do governo (20%), os investimentos do governo e de empresas privadas (18%) e a soma das exportações e das importações (2%). Esses dois cálculos devem sempre chegar ao mesmo resultado. O primeiro cálculo de produção nacional foi publicado em 1953 nas Nações Unidas, baseado em um documento do economista Richard Stone. O título era 1ª Versão do Manual de Contas Nacionais. Stone foi eleito em 1984 o Prêmio Nobel de Economia.

GINI

O índice de GINI é talvez o mais conhecido indicador de distribuição de renda. Mede o grau de desigualdade na distribuição de indivíduos segundo a renda domiciliar per capita. Seu valor varia de 0 quando não há desigualdade(a renda de todos os indivíduos tem o mesmo valor) a 1 quando a desigualdade é máxima(apenas um detém toda a renda da sociedade e a renda de todos os outros indivíduos é nula).

Se ele for zero, significa que uma distribuição justa e igualitária dos rendimentos – todo mundo ganha salários iguais. Se ele for um, significa que apenas um trabalhador, sozinho, ganha o total da massa salarial – concentração máxima. Por isso, quanto mais próximo de zero o índice de GINI, melhor é a distribuição dos rendimentos pelas pessoas ocupadas.

O índice de GINI se baseia na chamada curva de Lorenz - um gráfico tradicional com dois eixos, no qual uma linha reta de 45 graus representa o extremo teórico de uma sociedade perfeitamente igualitária. Toda sociedade real, sempre com alguma desigualdade, tem como curva de Lorenz uma linha curva que corre abaixo da reta de 45 graus, mas que sai do mesmo ponto (a confluência entre os dois eixos) e termina no mesmo ponto. É como se fosse um arco, com a reta de 45 graus como a corda e a curva de Lorenz como a armação.

O índice de GINI é uma espécie de medição da distância entre a curva de Lorenz de uma sociedade qualquer e a reta de 45 graus, ou a igualdade perfeita. Uma sociedade totalmente igualitária teria GINI zero, já que sua curva de Lorenz seria a própria reta de 45 graus, e a distância entre as duas seria nenhuma. E, numa sociedade totalmente desigual, a distância da curva de Lorenz à reta de 45 graus seria máxima ou, por convenção, 1.

O índice ou coeficiente de GINI é assim chamado por causa de Corrado Gini (1884-1965), estatístico e demográfico italiano que foi pioneiro em estudos sobre as características mensuráveis das populações. O seu coeficiente representa a defasagem entre a perfeita distribuição diagonal e a curva de distribuição real de um dado país.

Curva de Lorenz

A Curva de Lorenz (ou curva de concentração de Lorenz) consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e que procura ilustrar a desigualdade existente na distribuição do rendimento entre as famílias numa determinada economia ou sociedade. Este gráfico consiste num diagrama em que num dos eixos é colocada a variável Rendimento e no outro a População, ambos representados por classes percentuais. Nesse diagrama é então representada um linha representativa da percentagem de rendimento que cabe a cada grupo da população, o que permite fazer uma leitura do tipo: "os x% da população mais pobre detêm y% do total de rendimento". Quanto mais afastada da diagonal estiver esta linha, maior é a concentração do rendimento, ou seja, maior será a desigualdade na repartição do rendimento entre as famílias.

A curva de Lorenz pode ser complementada com o Índice de Gini, o qual quantifica o grau de concentração dos rendimentos.

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com