TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I UNIP

Exames: PIM I UNIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

VALDEMIR DA SILVA CHRISTÓFORI

PIM I – APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO, COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E TÉCNICAS DE INFORMÁTICA NAS EMPRESAS

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES

2014

VALDEMIR DA SILVA CHRISTÓFORI (RA 1411037)

PIM I - APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO, COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E TÉCNICAS DE INFORMÁTICA NAS EMPRESAS

Trabalho apresentado no curso de Gestão Ambiental da UNIP INTERATIVA, sob a orientação dos Professores/Tutores Hugo Matos e Maria Salete.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES

2014

RESUMO

O presente trabalho visa demonstrar a descrição da Gestão Organizacional da Empresa ESTRELA D’ALVA MINERAÇÃO Ltda., com informações referentes às atividades desenvolvidas em seu campo de atuação, bem como os meios e as técnicas utilizadas para alcançar seus objetivos, tendo como missão ser reconhecidamente uma das mais promissoras instituições voltadas para a extração e comércio de mármore e granito no Sul do Espírito Santo. Para tanto, a empresa investe na aplicação de tecnologia de forma intensiva para obter melhores resultados no uso de recursos naturais e gerar desenvolvimento econômico e social, com respeito ao meio ambiente. Apesar de ser relativamente nova no mercado de mineração a empresa demonstra preocupação em gerenciar suas atividades com base nos conceitos fundamentais para uma boa administração, levando em conta a relação com clientes, colaboradores e fornecedores. Também, no campo da comunicação e informática a empresa apresenta disposição em enquadrar seu gerenciamento às novas tecnologias.

Palavras-chave: mineração, técnicas, tecnologia, mármore, granito.

ABSTRACT

The present work aims to demonstrate the description of the Organizational Management Company ESTRELA D’ALVA MINERAÇÃO Ltda., containing information relating to the activities developed in their field, as well as the tools and techniques used to achieve their goals, with the mission be recognized as one of the most promising institutions focused on the extraction and trade of marble and granite in the south of the Holy Spirit. For this purpose, the company invests in applying technology intensively to get better results in the use of natural resources and create economic and social development, with respect to the environment. Despite being relatively new in the mining market the company demonstrates concern manage their activities based on the concepts fundamental to good administration, taking into account the relationship with customers , employees and suppliers . Also, in the field of communication and information the company has provided in framing its management to new technologies.

Keywords: mining, techniques, technology, marble, granite.

SUMÁRIO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 05

2. ADMINISTRAÇÃO 06

2.1. DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO 06

2.2. ORIGEM DA ORGANIZAÇÃO 06

2.3. PRINCIPAIS PRODUTOS 07

2.4. PRÁTICA ATUAL DA ORGANIZAÇÃO 08

2.5. GESTÃO RELATIVA À SOCIEDADE 08

3. COMUNICAÇÃO 09

3.1. MEIOS DE COMUNICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 09

4. INFORMÁTICA 10

4.1. PROGRAMAS E SISTEMAS UTILIZADOS PELA ORGANIZAÇÃO 10

5. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 11

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

7. REFERÊNCIAS 15

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é demonstrar que a Empresa ESTRELA D’ALVA MINERAÇÃO Ltda., empresa de pequeno porte, fundada em 2006, tem se dedicado em alcançar reconhecimento no ramo da mineração, aplicando conceitos de administração já utilizados pelas grandes e bem-sucedidas empresas que atuam no mesmo setor.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente trabalho parte da pesquisa e entrevista com a diretoria e colaboradores, bem como consulta a fontes de informação externas como, por exemplo, a Rede Mundial de Computadores (Internet).

Considerando que no decorrer da história as empresas têm se desenvolvido significativamente no que tange a participação de seus gestores na busca por novas tecnologias, o resultado, consequentemente, tem sido o aumento do índice de empregos, renda e qualificação profissional. Apesar de ainda não ter iniciado o trabalho operacional, em oito anos de existência, a ESTRELA D’ALVA MINERAÇÃO acumulou um patrimônio considerável em registros no Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, de áreas a serem exploradas, além das licenças ambientais em fase de conclusão. Mesmo com algumas deficiências a Empresa procura atuar com seriedade no cumprimento às leis para cumprir as exigências inerentes ao setor de mineração, adotando uma postura ética com todas as partes envolvidas em seus negócios.

2. ADMINISTRAÇÃO

Inicialmente, faz-se necessário a apresentação da empresa estudada com dados sobre a sua constituição e estruturas, tendo como base parte dos conceitos apresentados nos fundamentos da administração, ressaltando que o assunto não poderá ser esgotado neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com