TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM MATEMATICA FI8NANCEIRA

Pesquisas Acadêmicas: PIM MATEMATICA FI8NANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITUAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

Podemos conceituar a matemática financeira como o ramo da matemática que tem como objetivo o estudo e o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Avalia-se a maneira como o dinheiro está ou vai ser aplicado de maneira a maximizar o resultado que se espera positivo. Com as ferramentas adequadas pode-se também comparar entre duas ou mais alternativas, aquela que mais benefícios nos trarão ou mais prejuízos acarretará.

Hoje com uma economia globalizada não se concebe qualquer projeto, seja de qual área for a que o aspecto financeiro não seja um dos mais relevantes para a execução. No dia a dia das famílias e empresas também se discute cada vez mais a inflação, a deflação e a taxa de juros da economia. Ou seja, a matemática financeira se ocupa de estudar e nos fornecer as ferramentas adequadas para a tomada de decisão com maior precisão.

Assim a matemática financeira é de vital importância para qualquer pessoa que queira entender o mundo atual. Entendermos o fluxo de capital pelo mundo, a economia que ao mesmo tempo em que esta estável se torna instável e todos os aspectos financeiros. Enfim é o dinheiro ditando as regras em todas as fases de nossas vidas.

A matemática financeira tem um papel muito importante na vida de um gestor financeiro pois é com ela que o gestor pode tomar decisões na empresa e quando bem desenvolvida sua aplicação traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados financeiros de uma empresa.

Não da pra discutir se isso é bom ou ruim, cabe a nós apenas tentar entender essa nova realidade, da melhor maneira possível para, assim tentarmos alterá-la para o que julgamos melhor.

- Juros Simples e Juros Compostos

As instituições financeiras realizam empréstimos isto é, captam recursos no mercado e os empresta a terceiros com taxas maiores, a diferença entre o empréstimo e a captação é a remuneração (lucro) da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com