TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

Pesquisas Acadêmicas: PIM - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  7.205 Palavras (29 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 29

PIM - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

ECONOMIA E MERCADO

MATEMÁTICA APLICADA

RESUMO

Este trabalho apresentará o funcionamento da empresa Transportes Canedo Ltda., fornecendo dados coerentes e relevantes, baseado nas disciplinas Comunicação Empresarial, Economia e Mercado e Matemática Aplicada. Serão levantadas questões como a necessidade de manter a qualidade e a eficiência na comunicação da empresa, a importância de aplicar conceitos matemáticos no dia a dia da empresa, visando explorar os meios usados pela empresa Transportes Canedo, buscando alcançar seu objetivo, estando preparada para o mercado competitivo e para as mudanças da economia. O método de pesquisa usado para elaborar este trabalho foi o estudo de caso.

Palavras-chave: Transporte, Economia, Mercado, Comunicação, Matemática.

ABSTRACT

This paper presents the operation of the company Transportes Ltda Canedo., Providing consistent and relevant data, based on the subjects Business Communication, Economics and Market and Applied Mathematics. Issues such as the need to maintain the quality and efficiency of business communication will be raised, the importance of applying mathematical concepts in day to day operations that aimed to explore the means used by the company Transportation Canedo, seeking to achieve its goal and is prepared for the market competitive and the economy changes. The research method used to develop this study was the case study.

Keywords: Transportation, Economy, Market, Communication, Mathematics.

INTRODUÇÃO

A logística está presente em toda parte, por isso se faz necessário que as empresas dediquem parte de seu tempo em analisá-la e melhorá-la. Ela pode ser determinante para o êxito da empresa perante a concorrência, pois engloba toda a cadeia, facilita e auxilia a atividade de fluxo de informações, capitais e materiais desde o início do processo de fabricação até o consumidor final.

Nos dias atuais, a comunicação empresarial é uma das atividades estratégicas para as empresas. Ela engloba o planejamento, implementação e condução das ações de comunicação interna, o que envolve o público interno, ou seja, os funcionários da corporação e todo e qualquer relacionamento com o público externo no âmbito corporativo.

As atividades de comunicação empresarial na empresa Transportes Canedo compreende o cuidado com a imagem da empresa. Os profissionais estão sempre preocupados com o relacionamento da empresa no ambiente interno e externo e olham esse relacionamento como formadores de opinião.

Seja em seu cotidiano, seja nos jornais, rádio e televisão, o trabalhador se depara com inúmeras questões econômicas. Nas empresas não é diferente, pois precisam estar sempre focadas em economia e mercado. A palavra economia deriva do grego “oikonomia” que significa a administração de uma casa, estado (WIKIPEDIA, 2013, não paginado). É definida como a ciência que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços.

E, para tudo isso, a matemática trouxe uma enorme contribuição à administração, permitindo novas técnicas de planejamento e controle no emprego de recursos materiais, financeiros e humanos. A matemática desenvolveu a aplicação de técnicas bem avançadas para instrumentalizar a administração; ajudando, assim, na tomada de decisão, otimizando a execução de trabalhos e diminuindo os riscos

envolvidos nos planos que afetam o futuro a curto e longo prazo dentro da empresa.

2. HISTÓRICO DA EMPRESA

A Transportes Canedo Ltda com matriz em Senador Canedo - GO é uma empresa de médio porte e teve seu início no ano de 1990, quando o atual administrador que, na época, exercia a função de caminhoneiro, passou a atender empresas com filiais no estado do Ceará.

Com o passar do tempo, ampliou sua área

de atuação implantando uma filial no estado da Bahia, de onde passaram a ser

atendidos também os estados do Sergipe e Alagoas. Em 2011 foi inaugurada uma filial em São Paulo.

Prestadora de serviços de transportes e logística com qualidade, segurança e agilidade. Seus principais mercados de atuação são empresas do setor alimentício, indústrias químicas, medicamentos, móveis e gráficas.

Atualmente, a empresa trabalha com frota própria constituída de Carretas e Trucks, para cargas fracionadas, fechadas e volumosas, todos rastreados e monitorados 24 horas.

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Garcia (2011, p. 9) diz que a “[...] comunicação empresaria ajuda no trato com os diversos tipos de públicos, bem como escrever, falar e entender melhor como se dão as relações entre as pessoas e seus públicos nas empresas”.

3.1 Comunicação da Empresa

Atualmente, a gestão conta com uma grande variedade de conceitos e técnicas, incluindo a comunicação, que apóiam e dão suporte à administração em suas atividades. Esse conjunto de ações auxilia a planejar, organizar, executar e controlar os processos internos da empresa, além de promover o entendimento da organização.

A atuação dos profissionais e a forma como a área de comunicação vai interferir na aceitação, credibilidade e reconhecimento da mesma internamente são fatores fundamentais para o autoconhecimento empresarial.

A prática da comunicação se constitui, preferencialmente, por meio de uma estrutura interna criada para esse fim. Todo conjunto pode ser reconhecido, conceitualmente, por comunicação organizacional, apesar da diferença de nomenclaturas que recebe.

Cabe destacar que a posição da diretoria confere maior participação no processo de tomada de decisão. Quando a área de comunicação ocupa esse lugar, ela tem maior autoridade interna e autonomia para tomar decisões, o que agiliza a execução das ações e continuidade do processo. Percebe-se, então, que conhecer os objetivos estratégicos da organização e participar de reuniões,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com