TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V UNIP

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.855 Palavras (36 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 36

Resumo

Este trabalho apresenta uma solução de gerenciamento de recursos humanos e infraestrutura do setor de TI da rede farmacêutica fictícia "Farmácias Boa Saúde".

Além de oferecer soluções financeiras para o projeto em geral, apresentar um contraponto com a economia atual, trazendo um esquema detalhado de planejamento para as diversas disciplinas contempladas na atividade.

Seu objetivo principal é a criação de uma estrutura de TI modernizada para todas as filiais e desenvolver um novo plano de gestão e financiamento para o setor e definir uma nova hierarquia para os profissionais de TI.

Palavras chave: Gerenciamento de Infraestrutura, Finanças em Projetos de TI, Economia e Mercado, Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

Abstract

This work presents a solution of human resource management and infrastructure of the fictional pharmaceutical network IT sector "Good Health Pharmacies".

In addition to providing financial solutions for the overall project, provide a counterpoint to the current economy, bringing a detailed diagram of planning for the various disciplines included in the activity.

Its main objective is to create a modernized IT infrastructure for all branches and develop a new management and financing plan for the sector and define a new hierarchy for IT professionals.

Keywords: Infrastructure Management, Finance in IT Projects, Economy and Market, Strategic Human Resource Management.

Sumário

Introdução 5

1. Gestão estratégica de RH 6

1.1. Presente e futuro 6

1.2. Estratégias de gestão 6

1.3. Antiga hierarquia 7

1.4. Novas metas 7

1.5. Benefícios 8

1.6. Plano de Carreiras 8

1.7. Progressão funcional 9

1.7.1. Tipos de Progressão funcional 9

1.7.2. Critérios de Progressão 10

1.8. Recrutamento Interno 10

1.8.1. Critérios do recrutamento interno 10

1.9. Treinamento e Desenvolvimento 12

1.9.1. Regulamento Interno 12

1.9.2. Código de Ética 13

1.9.3. Projeto Kaizen 13

2. Gerenciamento de infraestrutura 13

2.1. Os profissionais da TI 15

2.2. A Infraestrutura de TI 16

2.3. O Data Center segundo o gerenciamento de infraestrutura 18

2.4. A escolha do Data Center ideal 19

2.5. Sistemas Operacionais 21

2.5.1. Sistemas Operacionais dos desktops 21

2.5.2. Sistemas Operacionais dos Servidores 22

2.5.3. Softwares e aplicativos 22

3. Economia e Mercado 23

3.1. Sobre Economia e Finanças 23

3.2. Nova Estrutura de TI 24

4. Finanças em projetos de TI 24

4.1. Objetivos da rede de Farmácias Boa Saúde 25

4.2. Metas 25

4.3. Recursos financeiros para o projeto 26

4.4. Relatórios Financeiros 26

4.5. Orçamentos dos equipamentos 28

4.6. Riscos 29

4.6.1. Payback 29

4.7. Economia e mercado atual no Brasil (março 2015) 30

Conclusão 31

Referências 31

Introdução

Devido a velocidade das informações nos dias atuais, prazos e reajustes tem se tornado grandes problemas no setor de Tecnologia da Informação. Todas as tribulações, sempre buscam por responsáveis, "Quem não entregou no prazo?" ou "Quem não atingiu a meta?". Com isso podemos ver a necessidade de um gerente de projeto bem capacitado e pronto para lidar com esse tipo de situação, evita-las e preveni-las.

Como o Gerente não trabalha sozinho e depende de um time, uma equipe, que deve atender à risca as necessidades do projeto, a escolha de cada profissional é primordial para o cumprimento positivo do projeto, ou então tudo irá por água a baixo e transformara em prejuízos para a empresa.

Diante desse novo cenário percebe-se a importância de profissionais que sejam especialistas em governança e gestão de tecnologias da informação (TI), visto que um bom gestor possui conhecimentos necessários para propor soluções na organização de informações, definindo ambientes, aplicando metodologias organizacionais e estratégias que julgue necessário.

Este trabalho detalha as estratégias e ações a serem tomadas pelo gestor de TI para a melhoria dos processos que envolvem a TI da empresa fictícia “Farmácias Boa Saúde” resolvendo problemas envolvendo infraestrutura e sistemas da informação.

1. Gestão estratégica de RH

1.1. Presente e futuro

A rede Farmácias Boa Saúde, localizada na região central da cidade de São Paulo, possui 20 filiais espalhadas por toda a região metropolitana da cidade. Cada filial possui 6 funcionários e um farmacêutico sendo que sua sede emprega um total de 100 colaboradores. Com o passar dos anos a área de TI acabou sendo sucateada por um problema de gestão.

O novo gerente de TI da rede Farmácias Boa Saúde recebeu um projeto de modernização do parque tecnológico, onde deverá modificar o máximo de componentes da infraestrutura de TI, abrangendo todos os ambientes que usam ferramentas tecnológicas.

Porém antes de dar início ao projeto o gestor deverá contratar uma nova equipe de colaboradores para a o setor.

Dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.7 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com