TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.641 Palavras (19 Páginas)  •  2.049 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

DOUGLAS PAULO DE OLIVEIRA SOUSA RA1428745

KENNEDY SATURNINO DE ASSUNÇÃO SILVA 1429424

SAMUEL RIBEIRO DOS SANTOS RA 1427012

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE NOVA OLÍMPIA-MT

PIM VII

BARRA DO BUGRES/MT

                                                          2015                            

UNIVERSIDADE PAULISTA

DOUGLAS PAULO DE OLIVEIRA SOUSA RA1428745

KENNEDY SATURNINO DE ASSUNÇÃO SILVA 1429424

SAMUEL RIBEIRO DOS SANTOS RA 1427012

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE NOVA OLÍMPIA-MT

PIM VII

                                                             Projeto Integrado Multidisciplinar VII para a conclusão do curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental apresentado à Universidade Paulista – UNIP                                  

BARRA DO BUGRES/MT

                                                          2015                            

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo principal a descrição das características organizacionais da Estação de Tratamento de Água de Nova Olímpia-MT no que tange as disciplinas de Monitoramento e Controle da poluição Ambiental, Gestão de Recursos Energéticos, Direito e Legislação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Dessa forma o foco é identificar as causas da poluição atmosférica gerada pela empresa em questão, avaliar a demanda de recursos energéticos da empresa, compreender o processo de licenciamento ambiental baseado na legislação em vigor e analisar os negócios da organização no que tange a sua sustentabilidade, reunindo assim, todas as informações necessárias se obter um diagnóstico das reais características da organização em estudo, visando, quando necessário, propor sugestões de melhoramento nas áreas abordadas.

Palavras chave: Características. Disciplinas. Ambiental. Sugestões.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................04

2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA..........................................................................05

3 MONITORAMENTO E CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL................07

4 GESTÃO DE RECURSOS ENERGÉTICOS...................................................10

5 DIREITO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL .......................................................12

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................15

7 REFERÊNCIAS..............................................................................................17

1 INTRODUÇÃO

O presente projeto visa realizar um levantamento das características e práticas da empresa Estação de Tratamento de Água de Nova Olímpia, por meio das áreas de Monitoramento e controle da poluição ambiental, Gestão de recursos energéticos e Direito e Legislação ambiental, sempre como base o desenvolvimento sustentável. O foco é pesquisar a situação de cada aspecto dentro dessas áreas e propor melhorias por meio de sugestões que surjam por meio dos conhecimentos adquiridos em cada disciplina.

        A princípio será feito uma descrição da empresa em estudo, destacando sua finalidade, localização, composição quanto a sua estrutura, além de uma série de informações necessárias a um bom entendimento do trabalho ora descrito. Foi dado ênfase ao fato de que a empresa em estudo é responsável pelo tratamento da água potável distribuída aos moradores do município de Nova Olímpia. Trata-se de uma empresa privada que ganhou via licitação, a concessão para administrar os processos referentes ao tratamento da água que chega ao município tendo como principal fonte um pequeno córrego.

Na área de Monitoramento e controle da poluição ambiental, o destaque é dado a importância de se administrar um bem tão precioso quanto a água. Sabe-se monitorar os poluentes presentes na estação de tratamento da água é de suma importância, uma vez que ela é o bem necessário para a sobrevivência humana. Uma vez que a empresa é a fornecedora de água para a cidade de Nova Olímpia será descrito ainda de forma breve, os procedimentos que fazem parte de todas as atividades da empresa no que tange a contaminação da represa Mineiro.

         A área de Gestão de recursos Energéticos inicia com uma descrição do sistema elétrico da Estação de Tratamento da água de Nova Olímpia. Há também a descrição do momento vivido pelo sistema de hidrelétrica no Brasil. Ideias de sustentabilidade é aplicado no que tange a troca do uso de bombas alimentadas por energia elétrica por sistema de gravidade, uma vez que reduziria o custo diretamente do produto.

        Por fim será abordado a legislação ambiental e os órgãos responsáveis, ressaltando o diálogo entre as leis municipais, estaduais e federais. Será apresentado o processo de licenciamento ambiental baseado na legislação

2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

O objeto de estudo da presente pesquisa é a ETA - Estação de Tratamento de Água do município de Nova Olímpia-MT, que funciona no Departamento de Água e Esgoto do município, no entanto o foco deste trabalho é o tratamento da água que distribuída ás residências. A referida estação é responsável pelo tratamento da água potável que abastece o Município de Nova Olímpia-MT que fica situada a 200 Km de Cuiabá.  

        De acordo com a pesquisa realizada, o córrego do qual é feita a captação da água é o Córrego do Mineiro, que fica a cerca de 1 Km da zona urbana da Cidade de nova Olímpia-MT. O córrego foi escolhido justamente devido sua proximidade com a região que seria abastecida. Foram levantadas várias alternativas possíveis, comparando as técnicas e ao principio da economicidade, levando em consideração a proximidade, qualidade, disponibilidade de energia elétrica, cota topográfica favorável para a adução, condições topográficas e geológicas satisfatórias e por fim apresentar menos riscos de poluição. Em meio aos processos existentes em uma estação de tratamento de água,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (211.2 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com