TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  18/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.662 Palavras (19 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SEGURANÇA

NO TRABALHO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR INTEGRADO VII

SABESP

Luciane Pereira dos Santos-RA: 0456728

São Paulo

2022

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SEGURANÇA

NO TRABALHO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR INTEGRADO VII

SABESP

Trabalho Interdisciplinar do Projeto Integrado Multidisciplinar,

apresentado com exigência parcial para a conclusão do

 3º Bimestre do Curso Superior de Tecnologia de Segurança no

Trabalho, da Universidade Paulista-UNIP EaD,

 sob a Coordenação do Prof. Ricardo Calasans.

São Paulo

2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................ 4

1. INTRODUÇÃO

 BIOSSEGURANÇA

   Para cuidar da saúde de nossos empregados, contamos com um sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho, contemplando programas que seguem os padrões estabelecidos nas normas aplicáveis e que são revisados, anualmente, abrangendo os 537 estabelecimentos da Companhia. Nossos programas permitem traçar o perfil de saúde de todos os empregados, aprendizes e estagiários, por meio de uma avaliação ocupacional padronizada e exames realizados de acordo com os riscos a que os empregados estão expostos. Os principais riscos potencialmente geradores de problemas de saúde relacionados às atividades da Companhia incluem: ruído, produtos químicos, contato com esgoto e ergonomia.

    Para lidar com emergências, possuímos planos de ação em todas as instalações e 2.900 brigadistas treinados, preparados e de prontidão para atuarem, caso seja necessário. Para engajar e sensibilizar os colaboradores sobre a importância das práticas de segurança do trabalho, temos as comissões internas de prevenção de acidentes, realizamos atividades de comunicação e treinamento, além da semana interna de prevenção de acidentes (SIPAT), anual que em 2021 contou com mais de 100 palestras e ocorreu de forma exclusivamente digital, registrando 12,5 mil acessos durante os seis dias de evento. Em 2021 ocorreram 115 acidentes, um aumento de 22,3% em relação a 2020. A taxa frequência foi de 4,7 acidentes por milhão de horas homens trabalhadas e a taxa de gravidade, de 61 acidentes por milhão de horas homens trabalhadas. O índice de absenteísmo foi de 4,5% no ano.

   Além disso, para prevenir doenças infecciosas, realizamos anualmente a vacinação ampla contra a gripe que em 2021 alcançou 80% dos empregados. Além disso promovemos a vacinação também contra a pneumonia e febre tifoide para o grupo de maior exposição a estas doenças. Os Procedimentos Empresarial de Segurança e Saúde do Trabalho estabelece que as empresas contratadas devem seguir as mesmas normas e procedimentos adotados pela Sabesp. Estes requisitos de segurança do trabalho são exigidos no processo de licitação e, também, por meio de cláusulas contratuais.

    Atuando pela segurança e bem-estar de nossos empregados: logo que declarada a pandemia, Sabesp adotou medidas para possibilitar que o maior número possível de empregados realizasse suas atividades de maneira remota e segura, com suporte integral de nossa área de tecnologia e sem afetar o bom andamento dos processos.   Desta maneira, 48% da força de trabalho passou a trabalhar em regime home office, 31% intercalando home office e presencial, e 21% trabalhando de maneira integralmente presencial, assegurando os serviços essenciais de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos. Todos os estagiários e aprendizes deixaram de realizar atividades presenciais. Os Complexos Administrativos Costa Carvalho (sede) e Ponte Pequena, ambos com alta concentração de postos de trabalho, foram

  Complementarmente, antecipamos a campanha de vacinação contra a gripe com a imunização de quase 11 mil empregados. Cerca de seis mil empregados com mais de 50 anos foram vacinados, cobrindo 81% do público-alvo. Também reforçamos nossa comunicação interna com a disponibilização diária em nossos canais de orientações sobre cuidados com a saúde e dicas práticas de adaptação ao trabalho remoto. Esses canais (intranet, mural, e-mails e rede social corporativa) também ressaltaram o grande comprometimento da força de trabalho com as rotinas corporativas e operacionais, destacando a dedicação da nossa equipe de voluntariado (ver mais na página 26) e dos empregados pertencentes à categoria de serviços essenciais, que continuaram nas ruas com suas atividades normais para a manutenção da saúde pública. Para auxiliar os empregados a lidarem com a pressão emocional decorrente do longo período de distanciamento social e impactos da pandemia, disponibilizamos o Programa de Suporte Emocional – Covid-19, um serviço de atendimento telefônico com orientações psicológicas. Paralelamente, realizamos pesquisas regulares com o apoio de uma consultoria externa de psicólogos para avaliar o estado de saúde emocional dos empregados e acompanhá-los durante o regime de isolamento. Também com foco em oferecer alternativas para a manutenção do equilíbrio emocional, implantamos o projeto Home Office do Bem. A plataforma reúne iniciativas como quizzes, lives, webinars, comunidades virtuais e vídeos diários de autocuidado, estimulando os empregados a terem um olhar diferente sobre si e o seu cotidiano, além de descobrir novos caminhos para a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar mental.

QUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE NO TRABALHO

  A Sabesp preza pela saúde e segurança de seus empregados por meio de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho estruturado, definido no Procedimento Empresarial de Segurança e Saúde do Trabalho (PE-RH0001), seguindo os padrões estabelecidos nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, com elementos baseados na Norma ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Além disso, a Sabesp adota o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para integrar as práticas adotadas com o objetivo de obter resultados competitivos e sustentáveis. O Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho da Sabesp conta com a identificação e análise de riscos; avaliação ambiental e monitoramento biológico; capacitação e sensibilização; comunicação, participação e consulta aos empregados; controle operacional; preparação e resposta a emergência; registros de não conformidades e investigação de quase acidentes e acidentes do trabalho, que, em consonância com os procedimentos estabelecidos pela Companhia, são essenciais para a contínua identificação de perigos, avaliação de riscos e a implantação de medidas de controle necessárias Os prestadores de serviços seguem as diretrizes em segurança e saúde do trabalho conforme definido no Procedimento Empresarial de Segurança e Saúde do Trabalho em Serviços e Obras Contratadas (PE-RH0003). Estes requisitos de segurança do trabalho são exigidos no processo de licitação e, também, por meio de cláusulas contratuais. A Sabesp, ainda, designa formalmente um profissional, denominado Administrador de Contrato, para acompanhar e controlar o objeto das atividades contratadas. É realizado o monitoramento e controle nos serviços terceirizados por meio de vistorias e inspeções executadas por equipes de fiscalização. Mensalmente, é emitido o Formulário Auxiliar de Avaliação de Contratada (FAC), onde são avaliadas questões de segurança e saúde do trabalho, dentre outros itens, resultando em índices de conformidade. Em caso de identificação de condições inseguras e irregularidades são aplicadas sanções administrativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com