TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII Segurança do Trabalho UNIP

Por:   •  14/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.886 Palavras (28 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD[pic 1][pic 2]

MÁRCIA

AGROPECUÁRIA TRÊS PINHEIROS

PIM VIII

CRUZ ALTA / 2020

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 3]

MÁRCIA

AGROPECUÁRIA TRÊS PINHEIROS

PIM VIII

[pic 4]

RESUMO[pic 5]

O presente trabalho tem por objetivo aplicar os conhecimentos das disciplinas cursadas no decorrer do bimestre no Curso de Graduação Tecnológica em Segurança do Trabalho.   São elas, Biossegurança / Espaços Confinados / Qualidade no Ambiente de Trabalho. A empresa da qual foi utilizada os dados é Agropecuária Três Pinheiros, da cidade de Catuipe / RS. A mesma conta com uma estrutura de pequeno porte. Seu principal segmento é o agronegócio, focado na produção de milho e soja. A mesma busca seguir todas as normas de higiene e segurança da saúde do ditadas em protocolos e leis. É nesta conjuntura que a proteção do trabalhador é de fundamental importância tanto para a imagem corporativa, quanto para a segurança pessoal. O local de trabalho proporciona vários tipos de riscos, que devem ser minimizados com procedimentos e treinamentos para os colaboradores. O tema foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica a respeito do assunto, passando por uma abordagem sobre todo o sistema de gestão da segurança na empresa, mostrando as ferramentas e os meios de controle adotados por esse sistema. Como conclusão, buscou-se mostrar que o trabalho, para ser realizado de forma segura, depende acima de tudo do compromisso do trabalhador, que aliado à política da organização, é o responsável direto por se atingir bons níveis de segurança no trabalho.[pic 6]

Palavras-chave: riscos, confinamento, qualidade. 

ABSTRACT[pic 7]

This work aims to apply the knowledge of the disciplines taken during the two-month period in the Technological Undergraduate Course in Workplace Safety. They are, Biosafety / Confined Spaces / Quality in the Work Environment. The company from which the data was used is Agropecuária Três Pinheiros, from the city of Catuipe / RS. It has a small structure. Its main segment is agribusiness, focused on the creation of beef and dairy cattle, as well as the production of corn and soybeans. It seeks to follow all health and hygiene norms dictated by protocols and laws. It is at this juncture that worker protection is of fundamental importance both for the corporate image and for personal security. The workplace provides several types of risks, which must be minimized with procedures and training for employees. The theme was developed from a bibliographic review on the subject, going through an approach on the entire security management system in the company, showing the tools and means of control adopted by this system. In conclusion, we sought to show that work, to be carried out safely, depends above all on the commitment of the worker, who, together with the organization's policy, is directly responsible for achieving good levels of safety at work.

Keywords: risks, confinement, quality.

 SUMÁRIO[pic 8]

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................6

  1. 2 Desenho Técnico e Projetos de Segurança do Trabalho .................................7

2.1 Tipos de riscos.......................................................................................................7

2.2 Acidente de trabalho...............................................................................................9

2.3 Equipamentos de proteção...................................................................................10

  1. 3 Espaços Confinados.............................................................................................13

3.1 Identificação dos riscos dos espaços confinados.................................................14

3.2 Riscos encontrados nos espaços confinados.......................................................14

  1. 3.3 Procedimentos de segurança necessários para a execução do trabalho em espaços confinados....................................................................................................17

3.4 Equipamentos de proteção individual e coletiva...................................................19

3.5 Procedimentos de emergência e resgate em espaços confinados......................20

  1. 4 QUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO......................................................21

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................25

6 REFERENCIAS BILBIOGRAFICAS.......................................................................26

INTRODUÇÃO

  1. Na atual conjuntura, não há como negar a importância que o agronegócio tem a economia brasileira. Porém, há um número considerável de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho que estão relacionadas ao trabalho no campo. Estes são usuais, devido a alguns fatores, como por exemplo, a má utilização de ferramentas, posturas inadequadas para a realização da função, carga de trabalho excessiva e outros riscos nessa atividade. Em contrapartida, a organização da produção agrícola hoje, que inclui a mecanização e a utilização massiva de tecnologia no campo, se faz necessário o treinamento dos trabalhadores. Podemos citar uma lista de riscos que a atividade do agronegócio detém,   acidentes com máquinas agrícolas, exposição a fertilizantes, agrotóxicos, produtos veterinários, inseticidas para controle de parasitas, a exposição à radiação solar intensa por longos períodos, além de uma pratica repetitiva na execução de algumas tarefas, como colheita, que pode causar LER/ DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas com o Trabalho).
    Neste contexto é que
    Biossegurança mostra os riscos existentes neste ambiente de trabalho, o uso dos EPI´S e EPC´S. Os cuidados do ambiente, controle de acesso, sistema de combate existentes no local.  
  1. No que compete os Espaços Confinados, a necessidade de se mapear os espaços confinados existentes, bem como o risco que cada um oferece.
  2. Quando se trata de Qualidade no Ambiente de Trabalho, apresentar o que a empresa vem fazendo para melhorar os ambientes que o trabalhador produz.
  1.          
  1.          

2 BIOSSEGURANÇA

Pode-se elucidar, que a Biossegurança é um conjunto de ações, que estão voltadas para a prevenção e a proteção do trabalhador. E que tem como objetivo principal minimizar os riscos em determinados segmentos, tanto os ambientais como os biotecnológicos.

2.1 Tipos de riscos

A negligencia e a imperícia são alguns dos princípios para a causa dos acidentes ligados a agroindústria.  Trata-se de uma mão de obra que lida diariamente em atividades de alto risco. Estão sujeitos a acidentes e doenças ocupacionais que poderão ser fatais, ou que podem deixar sequelas para toda a vida.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com