TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII - TECNOLOGO EM SEG. DO TRABALHO

Por:   •  1/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.902 Palavras (16 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

Marcelo Aparecido Venâncio Ferreira

RA: 1917646

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII – PIM VII

HOSPITAL MUNICIPAL DEPUTADO CACILDO HUGUENEY

HMAA – ALTO ARAGUAIA – MT

ALTO ARAGUAIA - MT 2021

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

Marcelo Aparecido Venâncio Ferreira

RA: 1917646

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII – PIM VII

HOSPITAL MUNICIPAL DEPUTADO CACILDO HUGUENEY

HMAA – ALTO ARAGUAIA – MT

Trabalho de apresentação do Projeto Integrado Multidisciplinar VII – PIM VII do Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho, apresentado a Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof. Tiago Davi

ALTO ARAGUAIA - MT 2021

RESUMO

Este trabalho trata-se de um projeto realizado no HMAA (Hospital Municipal de Alto Araguaia – MT), tendo como base às disciplinas de Biossegurança; Espaços Confinados e Qualidade no Ambiente de Trabalho. Projeto de pesquisa realizado para o curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho da Universidade Paulista – UNIP, com o objetivo de demonstrar as ações voltadas para a prevenção, proteção e minimização de riscos ao trabalhador, visando a preservação da saúde humana e do meio ambiente. Basicamente todos os ambientes de trabalho fornecem riscos aos seus trabalhadores, sendo um destes riscos, os biológicos, que além de serem nocivos à saúde de trabalhadores, também podem afetar o ambiente e terceiros e um dos meios de prevenção deste risco é a biossegurança.

Espaços Confinados de uma empresa, certamente são os ambientes mais perigosos encontrados na organização, pois não foram projetados para a permanência de longo prazo das pessoas. Por isso, ambientes confinados merecem um cuidado especial da Segurança do Trabalho, colocando em torno do tema, inúmeras normas, leis e protocolos a serem seguidas em relação a esses ambientes. Por isso, identificá-los e compreende-los são de suma importância. Garantir a segurança dos seus colaboradores é uma questão crucial para a sua empresa. A adoção de medidas de segurança ajuda a reduzir os riscos à integridade física e psicológica de cada membro da equipe, o que pode trazer uma série de benefícios não só para o trabalhador, mas também para a empresa como um todo.

Os programas de Saúde e Segurança do Trabalho podem ajudar no aumento da motivação do time, na diminuição do número de acidentes e, inclusive, na elevação da receita. Além disso, os resultados podem ser potencializados e impactarem, de forma positiva, tanto a vida profissional quanto a saúde e o bem-estar dos colaboradores fora da empresa.

Palavras chave: RISCOS, PREVENÇÃO, SEGURANÇA, ATIVIDADES...

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................05
  2. BIOSSEGURANÇA.................................................................................06
  3. PRINCIPAIS MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA.....................................08

3.1 BOAS PRATICAS DE LIMPEA OU HIGIENE....................................08

3.2 EPI – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INIDIVUAL..........................10

3.3 EPC – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA........................10

  1. ESPAÇO CONFINADO...........................................................................11

4.1 TREINAMENTOS..............................................................................11

4.2 IDENTIFICAR E DOCUMENTAR OS RISCOS..................................12

4.3 DURANTE O TRABALHO..................................................................15

  1. QUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO ........................................17

5.1 HMAA................................................................................................18

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................19
  2. REFERÊNCIAS.......................................................................................20

  1. INTRODUÇÃO

Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney, localizado à rua Severino Botelho de Melo, 1118 - Centro, Alto Araguaia – MT. Gerido pela administração municipal, o HMAA realiza mensalmente mais de 10 mil procedimentos. A lista engloba cirurgias, atendimentos de urgência, internações, exames de imagem, partos e outros. Dentre esses procedimentos destaca-se os exames laboratoriais, em média 6,8 mil exames realizados por mês.

A unidade possui 32 leitos e um centro cirúrgico. Por estar localizada em um município estratégico da região, também atende pacientes de vários municípios.

De acordo com o dicionário Biossegurança é “observância de procedimentos de segurança na manipulação de organismos geneticamente modificados, com a finalidade de proteger o ecossistema e preservar a saúde e a vida humana”. Portanto, Biossegurança no ambiente de trabalho nada mais é do que o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e operacional e ampliando-se para a proteção ambiental e a qualidade. Nesse projeto, com relação a Biossegurança, serão verificados todos os riscos existentes no hospital, tanto os presentes no local de trabalho como os decorrentes das atividades desenvolvidas e dos materiais utilizados nesses processos laborais, destacando a importância da segurança nesses ambientes e nas atividades neles desenvolvidas.

Os Espaços Confinados de uma empresa, certamente são os ambientes mais perigosos encontrados na organização, pois não foram projetados para a permanência de longo prazo das pessoas. Por isso, ambientes confinados merecem um cuidado especial da Segurança do Trabalho, colocando em torno do tema, inúmeras normas, leis e protocolos a serem seguidas em relação a esses ambientes. Por isso, identificá-los e compreende-los são de suma importância.    

Já na disciplina de qualidade no ambiente de trabalho, será observada a qualidade de vida no ambiente de trabalho com relação as atividades desenvolvidas no mesmo sugerindo medidas a serem tomadas como forma de contribuir com a melhoria desses ambientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com