TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PISOS FLEXÍVEIS E PISOS DUROS: PAVIMENTO ASPHALT

Tese: PISOS FLEXÍVEIS E PISOS DUROS: PAVIMENTO ASPHALT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 9

PAVIMENTOS FLEXÍVEIS E PAVIMENTOS RÍGIDOS: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

RESUMO

Este documento define a sistemática a ser empregada na execução de camada de pavimento flexível e rígido, nas obras rodoviárias são produzidos agregados para diversos fins, cada um deles exigindo características tecnológicas específicas. O asfalto de pavimentação é à prova de água e não é afetado pela maioria dos ácidos, álcalis e sais, e é dito material termoplástico porque amolece ao ser aquecido e endurece ao ser resfriado. Sendo que os pavimentos de asfalto são chamados de flexíveis, pelo fato de ser um material viscoso e termoplástico. Já os pavimentos rígidos, são muito conhecidos pela sua durabilidade e resistência. Enquanto pavimentos flexíveis são projetados para ter uma vida útil de aproximadamente dez anos, os pavimentos de concreto são concebidos para operar por até 30 anos com intervenções de manutenção mínimas. Essa menor necessidade de manutenção pode, assim, diluir o ônus do maior investimento inicial que o pavimento rígido requer para a implantação.

Palavras chaves: Pavimentos flexíveis e rígidos, durabilidade e resistência.

ABSTRACT:

This document defines the systematic used in the execution of layer of flexible and rigid pavement, in the roads workmanships, added are produced for diverse means, each one of them demanding a specific technological characteristic. The asphalt pavement is water proof and it is not affected by the majority of acid, the alkalis and minerals, and it is known as a thermoplastic material because it gets softer when heated and hardens when it is cooled. The asphalt floors are called flexible, for the fact of being a viscous and thermoplastic material. The rigid floors are known because of their durability and resistance. While flexible pavements are projected to have a useful life of ten years approximately, the concrete ones are conceived to operate for up to 30 years with minimum interventions of maintenance. This lesser necessity of maintenance can dilute the onus of the biggest initial investment that the rigid floor requires for the implantation.

Key words: Flexible and rigid floors, durability and resistance

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo estudar, analisar e mostrar as diferenças entre pavimentos flexíveis e rígidos. Para a realização do mesmo utilizaremos dois métodos de pesquisa: a bibliográfica e a de campo. Para a fundamentação teórica usaremos o primeiro método, visando também um diálogo com especialistas da área como: Liede Bariani Bernucci, Laura Maria Goretti da Motta, Jorge Augusto Pereira Cerati e Jorge Barbosa Soares – Pavimentação Asfáltica - Formação Básica para Engenheiros – 2008. De outro modo, faremos também uma pesquisa de campo, objetivando mais pragmatismo as nossas investigações. Para tanto, usaremos os seguintes mecanismos: observação direta e fotografias.

Pode - se entender como pavimento a construção de uma estrutura sobre o leito da terra da estrada, que varia na espessura e no tipo de materiais utilizados, com a finalidade de resistir e distribuir ao terreno os esforços verticais provenientes do tráfego; resistir aos esforços horizontais e tornando - se relativamente durável. Pavimento significa a construção de uma estrutura sobre o leito de uma estrada com a aplicação de materiais em disponibilidade, podendo ser terroso ou químico, e que proporcione um custo operacional menor do que se estivesse a referida estrada em sua forma primitiva. Portanto, pavimentar uma estrada é dar lhe condições de tráfego exigido em qualquer época do ano.

Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessura finitas, construída sobre a superfície final de terraplanagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a proporcionar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. (BERNUCCI, 2008, p. 11).

O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti - la de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento e garantir segurança.

TIPOS DE PAVIMENTOS

Os pavimentos podem ser divididos basicamente em dois grupos: flexíveis e rígidos. Pavimentos flexíveis: aqueles cujo revestimento são feitos com materiais betuminosos . “Os pavimentos flexíveis podem ser chamados de pavimentos asfáltico, tendo em vista a camada superficial ser de origem asfáltica”. (SENÇO, 1997). Esses tipos de pavimentos são chamados de “flexíveis” desde que a estrutura total do pavimento apresente deflexão de acordo com as cargas de tráfego. Uma estrutura de pavimento flexível é composta por uma mistura constituída basicamente de agregados e ligantes asfáltico. É formado por quatro camadas principais: revestimento asfáltico, base, sub - base e reforço do subleito . O revestimento asfáltico pode ser composto por camadas de rolamento em contato direto com as rodas dos veículos e por camadas intermediárias ou de ligação.

Pavimentos rígidos: aqueles cujo revestimento são feitos com concreto de cimento Portland . Nesses pavimentos a espessura é fixada em função da resistência a flexão das placas de concreto e das resistências das camadas subjacentes . As placas de concreto podem ser armadas ou não com barras de aço. Para BALBO (1997), pavimento rígido é o pavimento cuja camada superior, absorvendo grande parcela de esforços horizontais solicitantes com baixíssimas deformações, acaba por gerar pressões verticais aliviadas e bem distribuídas sobre as camadas inferiores, fenômeno denominado de “efeito placa”.

Para os agregados destinados a construção de concreto de cimento de Porthand destinado para obras de pavimentação rígida, são definidas condições especiais que diferem aquelas adotadas para concreto de edificações, pontes e outros tipos de estruturas. Isto deve - se ao fato de ser necessário para o concreto de pavimentação, que ele tenha maior resistência a tração, menor suscetibilidade á fissura, resistência a fadiga e elevada durabilidade a ação do meio ambiente e a ação abrasiva do tráfego. É usual designar a subcamada desse pavimento como sub - base, uma vez que a qualidade do material dessa camada equivale à sub - base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com