TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLAGIO

Dissertações: PLAGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

2015

1- O que é plágio? Qual a importância de não plagiar em trabalhos acadêmicos?

Plagio é o ato de pegar para si e apresentar como autor de uma determinada obra que pertença a outra pessoa sem dar os devidos créditos ao autor de fato.

É de suma importância não plagiar um trabalho acadêmico, pois além de se configurar crime no Código Penal Brasileiro, todos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes acadêmicos servem para desenvolver intelectualmente o aluno aumentando seus conhecimentos, desenvolvendo habilidades técnicas referentes ao curso acadêmico.

2- Como não cometer plágio?

Sempre que utilizarmos textos de outros autores para embasar cientificamente um trabalho acadêmico, devemos fazer as devidas referências usando as normas especificadas pela ABNT, como por exemplo; a citação direta, a citação indireta (paráfrase textual) ou ainda a citação de citação.

3- Quais os 3 tipos de citação listado pelo documento e como podemos descrever cada um dos tipos de citação?

-Citação Indireta: É escrever um texto baseado na leitura de um trabalho já publicado sem alterar a ideia central do autor fazendo referência do sobrenome do autor e a seguir o ano da publicação.

-Citação Direta: Além de fazer a referência do nome do autor seguido do ano, por se tratar de uma citação direta devemos incluir a página de onde foi extraído o texto, pois se trata de uma cópia fiel do texto ou uma parte dele. A citação direta pode conter três linhas, que deve ser pontuada com aspas no começo e fim. Há casos em que na pesquisa não é possível localizar a página para fazer a referência, neste caso devemos utilizar a sigla n.p. (não paginado). Já em citação direta que contenha quatro linhas ou mais deve-se proceder da seguinte forma;

Deve ter uma margem de 4cm e um espaçamento de 1,5cm além de usar a fonte tamanho 10 e assim referenciar o nome, ano e a página da publicação.

- Citação de citação: Se trata de uma citação direta em que existe uma obra original criada por um determinado autor realizada em determinado ano. Ao consultar uma obra secundaria a qual já existe uma citação desse autor criador da obra original, deve-se fazer a citação de citação. Deve ser mencionado o autor da obra original seguida pelo ano e o termo “apud” que quer dizer citado por, em seguida o nome do autor da obra secundária o ano em que foi publicada a obra secundaria e a página da obra original.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com