TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plágio

Resenha: Plágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  Resenha  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no acto de plagiar; o termo tem origem do latim plagiu que significa oblíquo, indirecto, astucioso.1 O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países.

Plágio não é a mesma coisa que paródia. Na paródia, há uma intenção clara de homenagem, crítica ou de sátira, não existe a intenção de enganar o leitor ou o espectador quanto à identidade do autor da obra. Plágio é, por exemplo, pegar uma música de algum cantor famoso, exemplo: Justin Bieber, e dizer que a música foi escrita por você e não colocar créditos

Para evitar acusação de plágio quando se utilizar parte de uma obra intelectual na criação de uma nova obra, recomenda-se colocar sempre créditos completos para o autor, seguindo as normas da ABNT, especialmente no caso de trabalhos acadêmicos onde normalmente se utiliza a citação bibliográfica.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio)

Sempre que apresentar trabalhos acadêmicos, você precisará citar as obras impressas ou virtuais que efetivamente utilizar no seu trabalho. Não se pode apresentar apenas cópia e colagem de frases que não foram construídas por você. Mesmo que você reescreva uma frase, precisará citar a autoria, seja de pessoa ou de alguma organização/empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com