TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ECONOMICO

Artigo: PLANEJAMENTO ECONOMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Planejamento Econômico

Professor: Leandro Luis Daros

Nome do aluno:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Você percebeu que ao longo do século XX o Brasil realizou diferentes iniciativas de planejamento econômico. Algumas com relativo sucesso e outras que foram grandes fracassos. Exponha quais as principais razões para a falta de sucesso e contextualize para a atualidade: Responda, entre 10 a 20 linhas, se os planejadores de hoje enfrentam os mesmos problemas de antigamente? (5,0 pontos).

R Os planejamentos no Brasil tiveram inicio entre os anos 1940 e 1970, após a crise de 1929, quase que ao mesmo tempo que os EUA, e muito antes de outros países. Teve uma experiência em matéria de planejamento governamental, iniciada com as ações do pós-Segunda Guerra, por meio, do Plano Salte (saúde, alimentação, transportes e energia), e, mais adiante, do Plano de Metas, até os mais atuais planos plurianuais, determinados constitucionalmente, o Estado brasileiro empreendeu, ao longo destas últimas cinco ou seis décadas, várias tentativas de planejamento do futuro e de organização do processo de desenvolvimento econômico.

Apesar de inúmeras mudanças ocorridas no mundo e também no Brasil, considera-se ainda um sonho a efetividade dos planejamentos por aqui propostos, uma vez que são diversas as justificativas de fracasso, ora por falta de incentivo de um setor ou outro, ora pelos valores defasados propostos em planejamento, ou até mesmo por crises diversas do mundo que afetam a economia daqui.

Sendo assim, conclui-se que as dificuldades apesar de velhas continuam quase que as mesmas, muito se deve a economia do mundo, e muito já se deveu àquilo que muitas vezes dependia quase que tudo dos Estados Unidos, a dívida lá atrás iniciada perdura até os dias atuais e apesar do muito que se planeja, faltam recursos humanos que visionem oportunidades de investimentos e financiamentos possíveis à administração pública, além de muito depender de planejamentos feitos por outros, com outros interesses e muitas vezes mais políticos do que sociais e econômicos, seja ele onde atender.

Questão 2

A Lei de Responsabilidade Fiscal é um marco para a gestão pública brasileira. Mas, mesmo diante dela, são comuns casos de mau uso dos recursos públicos. Conhecendo os instrumentos de planejamento previstos pela constituição brasileira e a lei de responsabilidade fiscal, exponha, entre 10 a 15 linhas, o que você considera importante para que o Brasil continue avançando em matéria de gestão pública eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com