TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Planejamento Econômico

Trabalho Escolar: Política Planejamento Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1

Você percebeu que ao longo do século XX o Brasil realizou diferentes iniciativas de planejamento econômico. Algumas com relativo sucesso e outras que foram grandes fracassos. Exponha quais as principais razões para a falta de sucesso e contextualize para a atualidade: Responda, entre 10 a 20 linhas, se os planejadores de hoje enfrentam os mesmos problemas de antigamente? (5,0 pontos).

Resposta:

Os planejamentos no Brasil tiveram início quase que concomitantemente aos dos Estados Unidos, precursor dos planos econômicos, após a crise de 1929, e muito antes de outros países do mundo. Ainda que não com a mesma ‘sorte’ que o planejado para o país em questão, o Brasil assim que iniciou suas atividades segundo planejamento, dependeu quase que exclusivamente do primeiro para sua realização.

Apesar de inúmeras mudanças ocorridas no mundo e também no Brasil, considera-se ainda um sonho a efetividade dos planejamentos por aqui propostos, uma vez que são diversas as justificativas de fracasso, ora por falta de incentivo de um setor ou outro, ora pelos valores defasados propostos em planejamento, ou até mesmo por crises diversas do mundo que afetam a economia daqui.

Conclui-se que os problemas apesar de velhos, continuam quase que os mesmos, muito se deve a economia do mundo, e muito já se deveu àquilo que muitas vezes dependia quase que tudo dos Estados Unidos; a dívida lá atrás iniciada perdura até os dias atuais e apesar do muito que se planeja, faltam recursos humanos que visionem oportunidades de investimentos e financiamentos possíveis à administração pública, além de muito depender de planejamentos feitos por outros, com outros interesses e muitas vezes mais políticos do que sociais e econômicos, seja ele onde atender.

Questão 2

A Lei de Responsabilidade Fiscal é um marco para a gestão pública brasileira. Mas, mesmo diante dela, são comuns casos de mau uso dos recursos públicos. Conhecendo os instrumentos de planejamento previstos pela constituição brasileira e a lei de responsabilidade fiscal, exponha, entre 10 a 15 linhas, o que você considera importante para que o Brasil continue avançando em matéria de gestão pública eficiente. (5,0 pontos)

Resposta:

Torna-se necessário o comprometimento do gestor público e também de sua equipe, seja ela direta ou indiretamente ligada ao executivo, junto aos gastos públicos. Deve-se comprometer, tanto administrador, como servidores municipais, com a continua observação relativo aquilo que é comprado, pago ou gasto com a arrecadação pública, para isso são necessárias nomeações de parte do efetivo para acompanhamento e controle dos gastos, pois aquele que é de cargo político tem seu tempo de atuação determinado, já efetivos não, e todos, impreterivelmente, devem se responsabilizar pelas prestações de conta do dinheiro público.

Além da responsabilidade com os gastos, outra questão importante para a gestão eficiente, é referente ao pagamento de precatórios, pois, uma dívida não sendo de responsabilidade do gestor atual, dificilmente, se não fosse previsto em lei, seria assumida pela gestão sucessora, são “pedras nos sapatos” de qualquer gestor público, e se não quitadas durante o ano, fica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com