TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento economico

Por:   •  22/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Planejamento Econômico

Professor

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Entre no site do Banco Central do Brasil e procure pelas atas do Comitê de Política Monetária - COPOM. Essas atas são ricas em informações sobre a nossa economia e sobre como a condução da política monetária do governo interfere diretamente em vários setores. Selecione uma ata (não se esqueça de informar qual é o número) e comente sobre os impactos da decisão do COPOM na economia, entre 10 a 15 linhas. (5,0 pontos).

O COPOM, em sua 193a reunião mês passado, manteve a taxa Selic em 14,25% ao ano. O foco do comitê é a inflação e através de metas busca controlá-la ao longo prazo. Ao manter os juros elevados, o BACEN busca desestimular o investimento, o que, por sua vez, reduz o aumento da capacidade produtiva, levando a baixa oferta e provocando mais inflação, que faz os juros subirem mais, inibindo novos investimentos, o que, ao final, leva a taxas de investimento mais baixos. Juros altos também desestimulam o consumo, pois o tornam muito caro. Sem ter consumidores, os empresários decidem reduzir sua produção, e diminuem as contratações. Alta taxa de desemprego significa menos consumo. Outra influência é na taxa de câmbio, que apreciada, reduz a competitividade da indústria nacional, prejudica exportações e emprego. Por fim os juros altos aumentam o custo da dívida fazendo com que o governo tenha que desviar recursos do orçamento para pagá-la.  Portanto, os juros elevados prejudicam o nível de atividade da economia e a geração de emprego.

Questão 2

Você lembra que um dos principais objetivos do planejamento econômico é o de desenvolver de forma equitativa todas as regiões do país, sendo que o governo investe em serviços não atrativos para a iniciativa privada, mas estratégicos para o desenvolvimento do país. A partir desse fundamento, entre no hotsite do Programa de Aceleração do Crescimento 2, escolha uma obra do programa e escreva sobre a importância econômica da obra para região onde está sendo executada, entre 10 a 15 linhas. (5,0 pontos).

A usina hidrelétrica de Belo Monte, que será construída no rio Xingu (PA), é a quarta maior obra do PAC e, apesar de entrar em operação em 2015, só será concluída em 2019. É o principal projeto energético, com investimento previsto de R$ 25,8 bilhões, cerca de 19 vezes o orçamento do Pará em 2010. A economia da região será estimulada através da geração de empregos e, consequentemente, geração de renda. Irá ocorrer também o remanejamento da população das palafitas, localizada na área a ser alagada, para moradias bem estruturadas em Vitória do Xingu. A população rural terá acesso a energia elétrica. Com isso, obtém-se melhor qualidade de vida. Alguns estudiosos estimam que cerca de R$ 500 milhões sustentam o plano de desenvolvimento regional que estaria garantido com a usina. Essa injeção de recursos seria aplicada em geração de empregos, educação, desenvolvimento da agricultura e atração de indústrias. Acredita-se também que o empreendimento atrairá novos investidores para a região, além da provável pavimentação da Transamazônica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (311.5 Kb)   docx (408.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com