TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA

Pesquisas Acadêmicas: PLANO DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO PALMAS – TO.

CURSO DE PEDAGÓGIA-LICENCIATURA

DIDATICA

PLANO DE AULA

ALUNA: CÁRITA REJAINE ROQUE SILVA RA 410466

ALUNA: JOÉDINA FARIAS RA 410608

ALUNA: JANDISLEIA RIBEIRO ARAUJO RA 410605

ALUNA: LORENA CRISTINA XAVIER BRITO RA 410673

ALUNA: VANUZA ALVES DA SILVA RA 410851

PALMAS, 2013.

Público alvo:

Uma classe do 4° ano do ensino fundamental, com 28 alunos, sendo um aluno de 10 anos de idade.

Perfil da turma para a qual a aula será preparada: crianças com idade entre 9 e 10 anos, de classe médio-baixa de uma escola municipal onde há poucos recursos na sala de aula mas que podem ser adaptados, como por exemplo: assistir a vídeos em uma televisão ,por não ter um telão; mas na biblioteca pode-se encontrar livros, revistas e jornais como recursos a serem utilizados sobre diversos temas; as carteiras da sala podem ser distribuídas de acordo com a necessidade da aula; individuais ,em duplas, círculos ou grupos de 4 alunos. A maioria dos pais participa das reuniões, mas poucos acompanham a vida escolar dos filhos como ajudar no dever de casa, devido à necessidade das mães trabalharem, às vezes em mais de um serviço, ou pelo fato de famílias desestruturadas com separações dos pais; a mãe do aluno surdo participa mais ativamente por estar preocupada com a necessidade especial de seu filho, para poder auxiliá-lo nos deveres de casa. Os alunos terão acesso a veículos informativos, revistas, livros.

Tema da aula:

A importância da água em nossa vida que é indispensável para nossa sobrevivência, sem ela não pode viver.

Sendo assim, é necessário conscientizar a população da necessidade de preservação da água, não poluindo os rios para que sempre tenhamos uma água de boa qualidade. Também devemos racionar água para que sempre possamos ter acesso a esse líquido tão precioso e necessário para nossa vida.

Justificativa

O trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:

- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;

- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;

- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;

- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água.

Objetivo Geral.

Objetivo para o ano letivo é conscientizar os alunos da importância de cuidar do meio ambiente, no segundo semestre a turma estará desenvolvendo um projeto sobre o uso racional da água. Identificando a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta.

Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.

Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:

perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;

reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;

adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;

levar os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com