TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA

Monografias: PLANO DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Tema da aula:PRIMAVERA

Área do conhecimento:_______________________ Público-alvo: Educação Infantil:de 4 a 5 anos

Tema da aula: As Estações do Ano

1. Conteúdo: se refere ao conhecimento, selecionado de uma determinada área, a ser ensinado durante a aula (consultar as recomendações do RCNEI).

2. Objetivos:

Conhecer e identificar as estações do ano

Apontar os efeitos das estações do ano sobre a natureza

Caracterizar o vestuário adequado de cada estação do ano

3. Recursos: registrar todo material necessário para a aula proposta, evitando assim o constrangimento de descobrir apenas durante a aula que algum recurso fundamental foi esquecido.

4. Etapas da aula:.

a) Introdução ao tema da aula (20 minutos): A professora colocará em frente ao quadro peças de roupas que são utilizadas nas diferentes estações do ano (blusão, biquíni, camisa, calça, bermuda).

Em seguida questionará os alunos qual roupa é a mais adequada para o dia de hoje e porquê. A partir da resposta, a conversa seguirá caracterizando as demais peças de roupa e com a ajuda da educadora, relatando para qual época do ano são mais adequadas.

A professora informará aos alunos que ouvirão uma história com o título: As Estações do Ano. Perguntará a eles quem sabe o que e quais são as estações do ano. Neste momento será feita a comparação de estação de trem com estação do ano. Será exposto no quadro um trem e abaixo dele as estações do ano.

b) Desenvolvimento da aula (25 minutos): A professora contará aos alunos a história “As Estações do Ano” de Antônio Torrado, utilizando como recurso o trem exposto anteriormente no quadro. Na medida em que forem sendo citadas as estações do ano na história a professora moverá o trem para a correspondente.

AS ESTAÇÕES DO ANO

Antônio Torrado

Era uma vez um rei chamado Sol. Todos o conhecem. Todos o estimam.

Poderoso, os seus raios são espadas. Majestoso, os seus raios são de ouro e mais do que todo o ouro valem. Generoso, os seus raios são fios de vida.

Poderoso, majestoso e generoso era este rei, mas tinha um grande desgosto – os seus quatro filhos davam-se muito mal uns com os outros.

Chamavam-se os quatro irmãos, por ordem de idade, a começar pelo mais novo: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Bulhavam constantemente, porque todos queriam, à uma, governar a Terra. Ora isto não podia ser.

Assim pensando, o rei Sol decidiu que cada um deles governasse por sua vez, durante um certo tempo. As ordens de um pai, para mais rei, e ainda por cima Sol, têm de se cumprir.

O Outono não gostava desta partilha. Queixava-se de que lhe não davam tempo… Ainda estava ele a arrumar e a alindar a casa, pintando tudo da cor púrpura, em tons e meios-tons amarelos doirados, e já o Inverno lhe batia à porta. Então o Outono tinha uma birra e arrancava as folhas das árvores, algumas ainda por pintar…

Saía o Outono com lágrimas nos olhos e entrava o Inverno.

— Em que desordem isto está — exclamava ele, irritado. E punha-se a varrer. Varria com tanta força que fazia vento. Depois lavava, em grandes bátegas, caídas do céu… As sementes e os grãozinhos, que o Outono deitara à terra, assustavam-se:

— Iremos nós também na cheia? — perguntavam uns para os outros.

O Inverno ouvia-os e dizia-lhes:

— Sosseguem! Durmam descansados. Vai tudo dormir um longo sono. Assim tem de ser.

E tão carinhoso ele era que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com