TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA - LINGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO FÍSICA

Casos: PLANO DE AULA - LINGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO FÍSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  3.401 Palavras (14 Páginas)  •  3.302 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7

5 ANEXO .....................................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

A partir da leitura sobre planejamento, plano de aula e avaliação,da disciplina de Organização do trabalho pedagógico nos anos inicias,foi proposto escrever um texto sobre avaliação e plano de aula e elaborar um plano de aula interdisciplinar envolvendo conteúdo de Língua Portuguesa e Educação Física.

O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. A preocupação com a qualidade do ensino escolar e, consequentemente, com o que se ensina nas aulas de Educação Física, nos leva a refletir, como: Para que ensinar? Pra quem ensinar? O que ensinar? Como ensinar? Quando ensinar? Por isso a importância do plano de aula, que será a bússola do professor, para aplicar seu planejamento.

O processo avaliativo é parte constitutiva e elemento regulador do pensar e do agir com as práticas corporais.

2 DESENVOLVIMENTO

Como vimos em nossa web aula, sabemos que o dia a dia da sala de aula é cheia de desafios como: desinteresse dos alunos que gera indisciplina, condições inadequadas de trabalho, problemas de ordem familiar e emocional, baixa qualidade de aprendizagem, entre outros, que interferem no desempenho dos estudantes. É de extrema importância o plano de aula, pois é com ele que os professores pode se basear e se orientar para que não fique perdido na sala de aula, se não houver um bom plano, não haverá uma continuidade da aula.

Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto (VASCONCELLOS, 2000, p.79).

O plano de aula deve ser objetivo, de uma forma que os alunos conheçam com facilidade o conteúdo passado e encaixando-o no currículo geral da escola. Antes de começar aplicar as aulas, com coisas novas é importante saber se os alunos já sabem sobre esse assunto iniciando com uma conversa de roda. De acordo com as considerações e orientações dos Parâmetros Curriculares, devemos estabelecer como eixo organizador dos conteúdos de Língua Portuguesa tudo aquilo que parte do social, ou seja, ter em mente que a língua se realiza no uso, nas práticas sociais. Além disso, os PCNs (Brasil, 1997) apontam que os indivíduos, por meio da língua, se apropriam dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio, por meio da ação sobre eles.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança vivencia uma série de práticas corporais que a auxiliam em sua socialização, humanização e singularização. O professor é desafiado em planejar e desenvolver intervenções pedagógicas capazes de ampliar as relações que o aluno estabelece com seu corpo nas práticas corporais, respeitando seus limites e possibilidades físicas, motoras, afetivas e sociais, bem como as de seus colegas. Proporcionar às crianças situações nas quais elas sejam capazes de inventar, construir, reelaborar conceitos e ideias. As atividades propostas nas diversas situações de uma aula devem possibilitar a compreensão das manifestações culturais como: esporte, dança, jogo,

É preciso revisar o planejamento durante o ano e adequar com temas, que vão acontecendo no nosso cotidiano como aconteceu esse ano a Copa do Mundo. Para facilitar a preparação das aulas é fundamental: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar.

A avaliação envolve as estratégias que o professor utiliza para acompanhar a construção do conhecimento por parte do aluno. Não pode se limitar aos aspectos quantitativos: provas, trabalhos ou pesquisas; deve ser um elemento integrador do processo ensino e aprendizagem e não forma de ameaça ou controle. Deve ser um processo contínuo, que busque atingir os objetivos propostos e promova adequações no plano de aula.

A avaliação mede o nível de aprendizado de cada aluno e também busca identificar possíveis problemas no método de ensino. Isto quer dizer que ela não serve apenas para aprovar ou reprovar, a avaliação deve detectar as facilidades e as dificuldades de aprendizagem que possam ser acompanhadas em longo prazo. “A nota informa a família, o aluno, mas deveria informar principalmente o professor, para permitir o acompanhamento: mostrar precisamente o que o aluno sabe; o que falta saber; e, portanto, o que precisa ser ensinado”, diz o professor Ocimar Munhoz Alavarse, da Faculdade de Educação da USP.

O processo avaliativo é elemento regulador do pensar e do agir. A avaliação envolve a necessidade de se organizar situações para avaliar as aprendizagens dos alunos. Dizem os especialistas, a avaliação é a melhor maneira de medir o rendimento do aluno. Mas ela é mais do que isso: também pode revelar ao professor se o método de ensino que ele está utilizando é eficiente.

3 CONCLUSÃO

.

O plano de aula é realmente importante na prática pedagógica do professor como organizador e norteador do seu trabalho. É o plano de aula que dá ao professor a dimensão da importância de sua aula e os objetivos a que ela se destina, bem como o tipo de cidadão que pretende formar.

O planejamento de um plano de aula eficiente facilitará o aprendizado que será visto nas avaliações com excelentes resultados.

As aulas de Educação Física, são importantes durante toda a vida escolar, mas no Ensino Fundamental I elas merecem atenção especial. Nessa fase, os alunos que receberam poucos estímulos ao movimento em casa, têm a possibilidade de desenvolver sua coordenação motora, além de descobrir e superar os limites do corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com