TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso De Novas Tecnologias Pelo Professor De Língua Portuguesa Em Sala De Aula.

Artigo: O Uso De Novas Tecnologias Pelo Professor De Língua Portuguesa Em Sala De Aula.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 3

O uso de NT pelo professor de Língua Portuguesa atualmente tornou-se de vital importância para o desenvolvimento e interação do aluno. Mas não é simplesmente incorporá-las ao planejamento como um mero instrumento de trabalho. É necessário pesquisar e refletir sobre essas ferramentas, sobre suas possibilidades e como contextualizá-las no âmbito educacional. Onde cabe aos professores de Língua Portuguesa estar atentos às mudanças em relação ao ensino da língua, implementando o uso de NT para tornar mais ativo e dinâmico a aprendizagem, adquirindo por sua vez os conhecimentos necessários para a boa utilização deste meio de comunicação e pesquisa. É claro que não se poderá conhecer tudo, ou seja, milhões de páginas sobre os mais diversos assuntos, mas sim direcionar os alunos para aquilo que é mais significativo para a aprendizagem.

Para a introdução desta tecnologia nas escolas deverá haver uma política específica de acompanhamento, tal como uma proposta pedagógica, um sistema de formação continuada para os professores e um monitoramento do trabalho desenvolvido pelos alunos no processo de aquisição de conhecimentos via recursos da tecnologia de informação. Há que se considerar a necessidade de um processo de capacitação para o professor no sentido de possibilitar a sua familiarização com esta ferramenta, devido a uma grande parte dos professores que não possui conhecimentos adequados para utilização dessa ferramenta. Oferecendo dinamismo para a diversificação das possibilidades de interação entre aluno e professor. Dessa forma o professor de Língua Portuguesa poderá desenvolver atividades em consonância com o conteúdo programático, como usar programas com WORD, apresentações de POWER POINT, INTERNET, WINDOWS MEDIA PLAYER entre outros; familiarizar o aluno com ferramentas de pesquisa como localizar em uma página de hipertexto; ensinar o aluno a desenvolver pesquisas na internet a partir de sites governamentais, de ONGs e sites de educação (. edu.br); desenvolver atividades lúdicas, como Bingo, Soletrando, mediados por novas tecnologias; promover o ensino de vocabulário por meio de apresentação de imagens obtidas a partir da internet em tempo real ou não; desenvolver atividades pedagógicas fazendo filmes; enriquecer a aprendizagem do conteúdo por meio de sites educacionais e interacionais; desenvolver atividades de leitura por meio de acesso de sites de autores, blogs ou bibliotecas virtuais; criar e organizar acervo bibliográfico; estimular debates, entrevistas on-line entre salas de aulas. Mas para que tudo isso se torne possível é preciso o apoio da direção, a estrutura física da instituição e a disposição dos profissionais da área em conduzir o projeto, pois são muitos os desafios a vencer como o domínio da tecnologia e a necessidade de se adquirir mais equipamentos como computadores, projetores entre outros.

A finalidade é propiciar experiências prazerosa e significativa, buscando a reflexão crítica. Essa prática, pensando a partir desses critérios, poderá criar condições para uma aprendizagem colaborativa, cooperativa, desenvolvendo a autoria e a autonomia do aluno. Assim a parceria professor capacitado e a interação do aluno motivado se torna primordial para a evolução da educação de qualidade nos dias de hoje. Considerando os diferentes perfis de alunos, os usos da tecnologia e o alvo a atingir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com