TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS

Pesquisas Acadêmicas: PLANO DE AULA PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  1.448 Visualizações

Página 1 de 7

Perímetro de figuras planas.

Aulas: 1, 2, 3 e 4.

Numero de aulas: 4h/aula

Objetivos:

Aprender a usar corretamente régua e compasso.

Calcular o perímetro de polígonos como triângulo, quadrilátero, pentágono.

Classificar quadriláteros de acordo com suas características.

Desenhar circunferências com raio pré-estabelecido.

Generalizar a fórmula para cálculo do comprimento da circunferência.

Metodologia:

Aula expositiva com momentos de investigação.

Recursos didáticos: quadro, giz, TV multimídia, régua, compasso, cilindros/discos, barbante, polígonos, papel quadriculado, calculadora.

Desenvolvimento

Iniciaremos os trabalhos na sala de aula nos apresentando e explicando aos alunos como será o funcionamento das oficinas, as normas do colégio quanto aos horários e uso de bonés, celulares e calculadoras, saídas de sala, etc. Após isso pediremos a eles que se apresentem e comentem de forma rápida o principal motivo de terem escolhido esta oficina para que saibamos em qual conteúdo podemos dar mais ênfase para satisfazer os interesses dos alunos. (15 min.)

Após as apresentações e explicações iniciais começaremos a falar mais especificamente do conteúdo das oficinas, apresentando os principais materiais que utilizaremos durante as aulas e como devemos utilizá-los de maneira correta. Primeiro ensinaremos a utilizar a régua corretamente, explicando e mostrando no quadro que devemos começar a medir do zero, ou então, somar à medida que queremos o número em que colocaremos o lápis para começar a riscar. Por exemplo, para traçar um segmento de 5 cm, se começarmos com o lápis no 6, devemos somar: 5+6=11 e riscar até o local com o número 11 na régua.(10 min.)

Neste momento comentaremos brevemente sobre as unidades de medida que podemos encontrar nas réguas, que podem ser centímetros e milímetros ou então em pés e polegadas, que é sistema de medidas inglês, utilizado em alguns países, como os Estados Unidos. Explicaremos que nas nossas oficinas utilizaremos apenas o sistema métrico, com centímetros e milímetros, mas que se quisermos medir algo em polegadas basta dividirmos o valor encontrado em centímetros por 2,54 que obtemos o valor correspondente em polegadas. Como curiosidade diremos que a tela das TV’s são medidas em polegadas e na diagonal. Além disso, os aros das bicicletas também são medidos em polegadas, mas nesse caso é a medida que vai do chão até a parte mais alta do pneu. (10 min.)

Em seguida, entregaremos aos alunos uma tabela e polígonos coloridos com medidas variadas, para que eles meçam seus lados com a régua e preencham a seguinte tabela, com as medidas encontradas em centímetros: (25 min.)

Polígono Lado A Lado B Lado C Lado D Lado E Lado F Perímetro

Hexágono

Losango X X

Paralelogramo X X

Pentágono X

Quadrado X X

Retângulo X X

Trapézio X X

Triângulo X X X

Como poderão surgir dúvidas quanto à nomenclatura dos polígonos, junto com a tabela entregaremos um pequeno resumo que define o nome dado a cada polígono que estudaremos de acordo com suas características, mas não explicaremos detalhadamente este resumo, pois ele servirá apenas para que os alunos relembrem um conteúdo já estudado em séries anteriores:

Triângulo: polígono que possui três lados.

Quadrilátero: qualquer polígono que possua quatro lados.

Pentágono: polígono que possui cinco lados.

Hexágono: polígono que possui seis lados.

Losango: possui quatro lados com mesma medida.

Quadrado: possui quatro lados com mesma medida e quatro ângulos retos.

Retângulo: possui quatro ângulos retos.

Paralelogramo: possui lados opostos paralelos.

Trapézio: possui dois lados paralelos.

Polígono regular: todos os ângulos internos possuem a mesma medida e todos os lados possuem a mesma medida.

Após preencher as medidas dos polígonos na tabela, explicaremos o que é o perímetro de um polígono, de acordo com a origem grega da palavra, onde perí significa em volta de e métron significa medida. Logo, perímetron significa medir em volta de alguma coisa. Em matemática dizemos que perímetro é a soma das medidas dos lados de um polígono. (10min.)

Perguntaremos então como encontrar o perímetro dos polígonos, esperando que a resposta seja somando as medidas dos lados, pois eles já conhecem as medidas de cada lado. E pediremos que eles completem a ultima coluna da tabela, com o perímetro dos polígonos. Durante a realização da atividade estaremos andando pela sala, acompanhando o trabalho dos alunos e tirando possíveis duvidas que venham a surgir. Esta atividade será realizada individualmente, porém os alunos poderão conversar e tirar dúvidas entre si durante a realização da mesma. Deverão entregá-la antes de saírem para o intervalo. (20 min.)

Agora que os alunos já entenderam como calcular o perímetro de polígonos com 3, 4, 5 e 6 lados, perguntaremos a eles se alguém sabe como fazer para calcular o perímetro de um círculo. Caso alguns alunos respondam que através da seguinte fórmula: 2πr, perguntaremos então se eles sabem por que essa fórmula é válida. Se eles não souberem responder diremos que é isso que aprenderão agora. (10 min.)

Entregaremos então alguns objetos cilíndricos e uma folha com atividades, e pediremos que meçam qual é o perímetro do círculo recebido e anotem na seguinte tabela:

Cor do cilindro Raio (r) Diâmetro (2∙r) Perímetro (P) Perímetro Diâmetro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com