TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA: PULAR CORDA

Casos: PLANO DE AULA: PULAR CORDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE AULA Nº 01

PULAR CORDA

Introdução

A intenção principal desta sequência didática é promover a vivência das brincadeiras de pular corda e, por meio delas, abordar conteúdos relacionados ao Ritmo e a Expressão Corporal.

Essa sequência de atividades se justifica também como uma interessante e divertida forma de cultivo e valorização da cultura lúdica tradicional de nosso país.

Também se mostra importante como forma de promover situações de ensino e aprendizagem ricas no sentido da construção de habilidades corporais básicas, no desenvolvimento de dinâmicas de produção em pequenos grupos e ainda como possibilidade de introduzir e desenvolver a ideia de diversificação e transformação de estruturas lúdicas convencionais.

Objetivos

Ao final da sequência de atividades as crianças deverão ser capazes de:

• reconhecer a existência de elementos rítmicos e expressivos nas brincadeiras vivenciadas;

• reconhecer a possibilidade de variações e adaptações nas regras originais de uma brincadeira;

• realizar os movimentos básicos de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se e suas relações com o ritmo em que esses movimentos são executados;

• projetar e construir sequências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os dos colegas.

Conteúdos específicos

• Brincadeira de pular corda.

• Brincadeiras realizadas em pequenos grupos, sem finalidade competitiva e sem a divisão em equipes, quando a relação entre os desempenhos individuais compõe e viabiliza a vivência grupal.

• Habilidades motoras de saltar com um e dois pés, agachar, girar, e equilibrar-se.

• Capacidades físicas de velocidade e força.

• Ritmo e expressividade.

Ano

6º ao 8º anos

Tempo Estimado

Quatro aulas de 40 minutos, subdivididos em 10 minutos para a roda de conversa inicial 25 minutos para a vivência das brincadeiras e 5 minutos para roda de conversa final.

Material Necessário

• Espaço físico plano e desimpedindo (sala de aula, quadra, pátio, rua, ou similar).

• Cordas individuais (1,5 metro).

• Cordas coletivas (6 metros).

• CD Player

Desenvolvimento das atividades

Em todas as aulas, inicie a atividade fazendo uma explicação das regras e da distribuição dos grupos pelo espaço físico, desenhando na lousa o posicionamento de cada um e os limites a serem utilizados durante as brincadeiras.

Esse desenho deve ser um diagrama simples, com as referências do espaço e a representação da posição que cada grupo de crianças vai ocupar durante a atividade.

Em todas as aulas realize uma roda de conversa no final para avaliar junto com as crianças os avanços conquistados e as dificuldades que foram enfrentadas durante a vivência das brincadeiras.

A sequência didática está organizada em duas aulas com propostas de brincadeiras feitas por você e uma aula em que as crianças serão desafiadas a conceber brincadeiras.

Primeira aula

Pular corda, brincadeiras tradicionais

"Um homem bateu à sua porta..."

"Com que você pretende se casar..."

"Rei, capitão, soldado, ladrão..."

"Salada, saladinha..."

Existe uma enorme diversidade de brincadeiras de pular corda em nosso país. Essas sequências variam de região para região em relação aos gestos que compõem as sequências e às músicas cantadas durante a realização.

No entanto, o princípio geral é basicamente o mesmo, ou seja, sequências de movimentos realizados em torno de uma corda em movimento (principalmente saltos e giros), acompanhados de uma música cantada por todos.

Faça um levantamento com os alunos de todas as sequências de pular corda que eles conhecem e confeccione uma lista com o nome das sequências e a descrição dos movimentos de cada uma delas. Os alunos devem participar da confecção deste registro.

Ajude-os a se organizar em pequenos grupos de 5 elementos e distribua uma sequência de pular corda para cada grupo realizar.

Percorra os grupos durante a atividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com