TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA UNIVERSAL

Ensaios: PLANO DE AULA UNIVERSAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

NUMERAIS

O aprendizado da matemática deve ter como principal objetivo contribuir na formação da cidadania. A sua evolução está associada à inserção, no mundo, na cultura e nas relações sociais. A forma matemática está ligada com o mundo do trabalho na cultura e nas relações sociais. A matemática tem como objetivo promover uma educação que coloque o aluno em contato com desafios que possam desenvolver soluções com responsabilidade, compromisso, possibilitando a identificação de seus direitos e deveres.

Antes mesmo de entrar na escola, muitas crianças demonstram familiaridade com alguns números, como os de sua casa ou os que aparecem em produtos ou programas de TV que costumam assistir todos os dias. Por isso, ensinar primeiro a numeração de 0 a 10, depois seguir até o 20 e assim por diante é desconsiderar os conhecimentos prévios dos alunos, o que só vai dificultar a compreensão. É importante que, desde a Educação Infantil, os pequenos sejam levados a conhecer números de diferentes ordens de grandeza e percebam as diversas situações de uso real desses números, mesmo sem compreender totalmente. É importante que construam hipóteses a partir da comparação.

Para abordar o conteúdo em sala, há várias estratégias, como recorrer a jogos, como bingo e batalha (em que diversas cartas ou pedras numeradas podem ser divididas entre os participantes e ganha àquele que estiver com o número maior). Além disso, é possível propor a observação de um calendário e de outros quadros numéricos ou incentivar a resolução de problemas envolvendo o sistema monetário. Além disso, vale fazer o registro frequente das quantidades de elementos proporcionados por situações corriqueiras em sala: os pontos de cada equipe numa disputa, a quantidade de crianças presentes e os votos dados para a escolha de uma história ou atividade, e há vários outros que se pode trabalhar na educação infantil.

OBJETIVO

 Aprender a contar com vários materiais.

 Desenvolver coordenação motora fina e ampla.

 Organizar espacial.

 Desenvolver coordenação.

 Saber diferenciar numerais de letras

 Sentir que os numerais fazem parte de seu mundo (roupas, sapatos, brinquedos, carro, telefone e outros).

 Fazer relação de numerais e quantidades.

CONTEÚDO

 Criatividade

 Iniciativa pessoal

 Capacidade de trabalhar em grupos e resolver problemas

 Técnicas para abordar e trabalhar problemas.

RECURSOS E MATERIAIS

 Humano: Professora.

 Físico: Sala de aula, corredores ou pátio da escola.

 Matérias: giz lousa branco ou colorido ou barbante, fita crepe, garrafas pet, areia, papel, caneta, fita métrica, colheres de sobremesa e caramelos, CD de musica infantil, palito de churrasco, palito de picolé, ficha com numerais, giz de cera, peças de montar.

DESENVOLVIMENTO

3- Etapas da aula:

a) Captação: na roda perguntar quantos somos, quantos meninos, quantas meninas, quantas professoras, quantas cadeiras, quantas mesas, quantas pernas tem uma cadeira, quantos dedos temos...

b) Explicação: Os numerais fazem parte da nossa vida diariamente, eles estão presentes em objetos e em situações como idade, canal de televisão, remédios que tomamos e muito mais. Tudo na nossa vida envolve numerais e por isso é muito importante conhecê-los e estudá-los. Mostrar fichas com numerais e quantidade para os alunos e contar junto com eles, sempre perguntando e instigando para saber se eles já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com