TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGOCIOS: UM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL NA PROJEÇÃO DE UMA EMPRESA.

Trabalho Universitário: PLANO DE NEGOCIOS: UM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL NA PROJEÇÃO DE UMA EMPRESA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 10

PLANO DE NEGOCIOS: UM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL NA PROJEÇÃO DE UMA EMPRESA.

Alexandre Telson Scharamm Izel

Cristiano Castro Miristene

Francisco de Assis Nunes Ferreira

Ismar Castro dos Santos

Professor- Jean Carlos Oliveira Coelho

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso: (LOD 0183) – Pratica Simulada

28.10.2013

RESUMO

Nos avanços mercadológicos com o mundo dos negócios altamente globalizados com empresas cada vem mais modernas e focadas na competitividade de mercado é de suma importância na construção estrutural de uma nova empresa, o embasamento em uma avaliação minuciosa sobre seus objetivos e metas para analises de riscos e resultados futuros a curto ou longo prazo. Pra isso, contamos com profissionais qualificados para elaborações de Plano de Negócios como ferramenta que auxilia ao Processo de Planejamento Estratégico para o Sucesso de um Empreendimento e sua Projeção no Mercado. Na construção do Plano de Negócios, a etapa mais sensível é projetar uma visão do que será o futuro de uma empresa em que o analista precisa determinar como o futuro irá afetar os resultados e de que forma esses resultados irá refletir na empresa. Lembrado que como o próprio nome se dá em Projeção, é uma estimativa do resultado futuro e que seus resultados possam ser os mais próximos possíveis do que será realizado. Na pratica da Técnica do Plano de Negócios o empreendedor pode obter resultados satisfatórios ou não satisfatórios e este intento nos esclarecerá um pouco mais sobre a técnica em confronto com as teorias que norteiam o abordado.

Palavras chave: Plano de Negócios, Planejamento Estratégico, Projeção de Empresas.

1 INTRODUÇÃO

O Estudo aborda sobre o Plano de Negócios como Ferramenta que auxilia no Processo de Planejamento Estratégico para o Sucesso de um Empreendimento e sua Projeção no Mercado.

Ao tomar a decisão de ingressar no mundo dos negócios, torna-se primordial desde o inicio o desenvolvimento de métodos estratégicos para que o empreendimento possa garantir sua sobrevivência no mercado.

Neste contexto, podemos explorar a Gestão Estratégica como forma de planejar as tomadas de decisões com uma analise de estudo de mercado e o Plano de Negócios entra como ferramenta de suma importância para que para que o empreendedor tenha uma visão generalizada dos principais pontos, obtendo uma forma pratica de se ter uma visão das vantagens e desvantagens da viabilidade de se investir ou não no seguimento desejado.

O Plano de Negócios permite ainda a visão de futuras dificuldades que só seriam identificadas na prática, uma vez que investir em um seguimento sem conhecimento e experiência de mercado seria como buscar a falência do empreendimento. Portanto, investir no conhecimento do seguimento de mercado escolhido minimiza consideravelmente os riscos de falência das empresas.

A idealização é o ponto de partida para o surgimento de um empreendimento. Para Bernhoeft (1997, p. 29), Se você imagina que criar uma empresa própria será é a única forma de colocar em prática suas ideias, e ao mesmo tempo acredita que seu sucesso pode tornar-se uma referência a ser seguida, tenho certeza de que vale apena tentar.

Drucker (1998) mostra a necessidade de se levantar hipóteses sobre a realidade na qual a empresa será constituída e que irão moldar o comportamento e ditar suas decisões. Este levantamento nos remete para o principio em que serem levados em conta os valores, missão e visão de uma organização e através dessas informações é definida as estratégias conforme a realidade atualizada do ambiente.

Conforme Dolabella (1999), O Plano de Negócios, como instrumento de planejamento estratégico, muito usado na Europa e principalmente no Canadá e nos Estados Unidos, é ainda pouco utilizado no Brasil.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Para a Administração Atual, podemos definir o Planejamento Estratégico como a maneira pratica através de um diagnostico atualizado e com projeção de futuro os fatores internos e externos de uma organização e a partir desta analise, agir nas tomadas de decisões, avaliando a missão, visão e valores e somando com os objetivos, estratégias de mercado e os planos de ações bem definidos.

Para os autores Wright, Kroll e Parnell (2000), A determinação da missão e dos objetivos da organização frente aos seus ambientes externo e interno e a administração dos estágios de formulação, implementação e controle da estratégia.

Para a alta Administração o Planejamento que significa Planejar metas e ações com clareza de visão de riscos, ameaças e oportunidades onde a empresa pode se precaver quanto aos fatores internos e externos de mercado com controle dos fatores que auxiliam o sucesso das empresas no mercado.

Hoje, o Planejamento Estratégico pode contar com o desenvolvimento de um Plano de Negócios que vem tomando uma dimensão grandiosa no mundo dos negócios, altamente competitivos e como uma ferramenta que auxilia na Gestão Estratégica para o desenvolvimento positivo de uma organização.

2.2 CONCEITOS DE PLANO DE NÉGOCIOS

Originada do Inglês Busubess Plan, O Plano de Negócio, também conhecido como Plano Empresarial é um levantamento teórico que se especifica detalhadamente um empreendimento que se inicia ou já foi iniciado.

É uma ferramenta gerencial poderosa que as empresas podem utilizar desde sua fundação (start-up) até seu nivel maior de desenvolvimento, independente de sua extensão pois, é de suma importancia que a organização esteja em constante atualização de mercado em seu seguimento atuante.

Para Cunha e Ferla (1997, p. 73), conceituam o plano de negócios como sendo:

A formalização de todo o conjunto de dados e informações sobre o futuro empreendimento, definindo suas principais características e condições, possibilitando a análise de sua viabilidade e os riscos, bem. Como facilitando sua implantação. Ele é muito importante tendo em vista a tendência que tem a maioria dos seres humanos de priorizar urna visão parcial do novo negócio. É necessário que você pense e analise todas as facetas do novo negócio, para evitar o esquecimento de dados que reflitam a real possibilidade de negócio, para evitar o esquecimento de dados que reflitam a real possibilidade de negócio dar certo.

Partindo de um Plano de Negócios bem fundamentado, uma empresa pode se apoiar em planejar, implementar ideias e agir quanto as tomadas de decisões assim como no acompanhamento e gerenciamento dos resultados e dos risco do seguimento, minimizando os riscos de contratempos inesperados.

De acordo com Rosa (2007, p.10):

Um plano de negócios é um documento que descreve quais os objetivos de um negocio e quais passos devem ser dados para esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os ricos e as incertezas. Um plano de negócios permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-lo no mercado.

2.3 OBJETIVOS DO PLANO DE NÉGOCIOS

O principal objetivo de se fazer um plano de negócios conforme Dornelas (2001, p.91), é "prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma start-up, ou seja, e a oportunidade de pensar e consolidar em um único documento todas as questões que se referem ao caminho da empresa".

Analisando o plano de negócios o empreendedor pode se orientar quanto a inicialização de uma atividade lucrativa ou até mesmo investir em novas tecnologias assim como tomar decisões de forma estratégicas que minimiza os ricos que no momento de sua elaboração são identificados.

O Plano de Negócios não se trata de uma plena garantia de sucesso empresarial e sim de minimizar os ricos de fracasso ou falência de um empreendimento.

Para a maioria dos empresários, o plano de negócios tem como um objetivo principal de encontrar futuros investidores, parceiros, sócios, ramificações de mercado e investidores, mas o principal beneficio da elaboração do plano de negócios está na busca do conhecimento de mercado em qual o empreendedor adquire durante a iniciação do processo até sua finalização.

Se for levado com seriedade, o plano de negócios remete a realização do planejamento de forma sistemática, que leva o empreendedor a analises e reflexões sobre os negócios, tais como: quem comprar; se é possível fornecer e atender a demanda a custo viável; Se o projeto é realmente rentável; entre outros questionamentos que se tornam fatores determinantes do sucesso, assim como, do fracasso do negocio.

A busca de tais respostas agregam conhecimento e valor para o empreendedor minimizando as incertezas e riscos do seu empreendimento.

Os principais objetivos do plano de negócios podem ser resumidos nos seguintes pontos:

• Observar se é viavel o investimento de um determinado empreendimento;

• Orientação e desenvolvimento das Estratégias de mercado;

• Obter recursos financeiros;

• Exibir credibilidade;

• Desenvolver, treinar e Capacitar Gestores e sua equipe.

2.4 ESTRUTURA E ELABORAÇÃO DO PLANO DE NÉGOCIOS

O Plano de Négocios é visto como a junção de varios outros planos que podem ser vistos como sub planos.

Podemos citar, como por exemplo, O Plano Financeiro, Plano de Produção, Plano de Marketing, Plano de Recursos Humanos entre outros. De forma que o empreendedor possa ser conhecedor de seus produtos e serviços, ricos e vantagens, mercado, assim como, sua saude financeira. Podendo ainda escolher sua estratégia de marketing, perfil de colaboradores e demais recursos.

A Elaboração do Plano de Negocios pode ser apresentada com diversas esstruturas, porém, Dornelas (2001, p.100) explica que, “Não existe uma estrutura rígida e especifica para se escrever um plano de negócios, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças sendo impossível definir um modelo padrão de negócios que seja universal”.

Deve conter em um plano de negócios seleções de tópicos que facilitem o entendimento completo do ramo de seguimento de um determinado ramo de atuação.

Geralmente o parâmetro seguido como uma formatação de elaboração do Plano de Negócios costuma ser exposto na ordem seguinte:

a) Exposição de seu resumo das características da empresa ou negocio, assim como na área de atuação e foco. Chamamos este passo inicial de Resumo Executivo;

b) Informações quanto ao seguimento de mercado, visão e missão, valores e objetivos. Este ponto é denominado como: Descrição da Empresa;

c) Esclarecer quanto as características dos Produtos e Serviços, seus diferenciais e tecnologias;

d) Conhecimento aprofundado de seus clientes, mercado, concorrentes e fornecedores. Este é denominado como Analise de Mercado;

e) Identificar ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos e a melhorar, analise das estratégias para atingir os objetivos mediante a Estratégia de Mercado.

f) Elaboração de planos de Marketing onde pode ser traçado os diferenciais competitivos, a forma em que pode ser feita a distribuição de produtos ou serviços, preços e campanhas de vendas;

g) Analise do investimento Inicial, Fluxo de Caixa, Receitas, Custos e Despesas, Demonstrações dos resultados e lucratividade previstas, Balanço Patrimonial, entre outros pontos que são expostos no Plano Financeiro; e

h) Abertura de espaço para expor anexos, quando necessário como, por exemplo: Curriculum Profissional dos Sócios e suas referencias, Estudo de mercado e Ilustrações.

Os tópicos apresentados são basicamente os necessários para que o analista possa preparar um Plano de Negócios de forma que conceda uma visão clara e geral de um plano assim como suas aplicações mediante aos prazos pré-estabelecidos e objetivos do empreendimento.

3 BENEFICIOS DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA PROJEÇÃO DE EMPRESAS NO MERCADO

Um Plano de Negócios bem elaborado contribui de forma positiva com a projeção de um empreendimento no mercado em seu ramo de atuação.

Podemos citar alguns beneficios que o Plano de Negócios proporciona para um empreendimento e seu empreendedor:

a) Possibilita a orientação do empreendedor quanto a iniciação de suas atividades economicas e de como expandir seu empreendimento;

b) Permite a analise da viabilização do empreendimento e minimiza os riscos que durante a elaboração do Plano de Negocios são identificados;

c) Auxilia na aquisição de emprestimos e financiamentos, assim como, na associação de novos investidores;

d) Definição clara dos conceitos do empreendimento e seus diferenciais;

e) Clareza nos objetivos financeiros e estratégicos;

f) Possibilita o mapeamento detalhado nos pontos de O QUE será feito, POR QUEM será feito e COMO será feito de forma que o objetivo do empreendimento possa ser atingido;

g) Identificação e Detalhamento dos produtos ou serviços que serão oferecidos ao mercado;

h) Melhor forma de Marketing e divulgação do produto e serviço;

i) Possibilita a definição do público-alvo e de como este será atendido;

j) Visualiza os concorrente e ninchos de mercado;

k) Identifica os riscos e minimiza os mesmos atraves de planejamento adequado;

l) Estima O QUE pode, QUANDO pode e QUANTO pode ser investido assim como a real necessidade do investimento;

m) Identifica os pontos fortes e pontos fracos relativos a sua concorrencia no mercado de atuação;

n) Avalia o retorno do capital investido assim com os prejuizos quando houver.

Como expresso, são inumeros os pontos em que podemos identificar os beneficios gerados com a elaboração de um Plano de Negócios que se torna uma poderosa ferramente para o Planejamento Estrategico, somando de forma positiva para a solidez financeira de um empreendimento no mundo dos negocios altamente competitivo e com um público-alvo ainda mais exigente.

CONCLUSÃO

Muitas empresas ainda não se deram conta de como é fundamental a elaboração de um plano de Negócios para o sucesso de um empreendimento.

Devido ao não conhecimento e projeção de futuro quanto ao seguimento em que uma empresa se direciona, fecham as portas em seu primeiro ano de atividade.

Por isso, o Plano de Negócios vem com o objetivo principal em traçar o formato; identificação dos concorrentes, clientes, pontos fracos, fortes e todas as diversidades de mercado para que após essa analise minuciosa, a empresa possa se tornar competitiva, se mantendo saudável no mercado e com tempo de vida prolongado.

Para a elaboração do Plano de Negócios, são necessárias definições das atividades principais da empresa, os trajetos a ser trilhado, estipular diferenciais e atrativos de mercado até o alcance dos objetivos finais. Para isso, dependendo do segmento da empresa, devemos observar pontos básicos como: definição da área de atuação; Idealizar de forma central os produtos e serviços a serem ofertados; conhecer seus clientes, colaboradores e público-alvo a ser atingindo; estudar seus concorrentes e fornecedores; mensurar seu crescimento em relação à períodos; projeção de valores quanto ao investimento e sua rentabilidade quanto ao retorno do investimento e lucro real.

É importante ressaltar que não existe um padrão de diretrizes a ser seguido para a elaboração de um plano de negócios onde o que são as direções dos seguimentos que variam de empresa para empresa.

Conclui-se então que é de suma importância a elaboração de um Plano de Negócios visto como uma ferramenta fundamental que auxilia ao Processo de Planejamento Estratégico que contribui para o Sucesso de um Empreendimento e na sua Projeção no Mercado por ser fator atuante na minimização dos riscos e prejuízos para o investimento e em quanto à empresa obtiver vida no mercado, pois, a técnica pode ser aplicada tanto em empresas atuantes como nas que já são atuantes.

REFERÊNCIAS

BERNHOEFT, Renato. Como Tornar-Se Empreendedor Em Qualquer Idade. São Paulo: Nobel, 1997.

CUNHA, C. F. C. A.; FERLA, L. A. Iniciando seu próprio negócio. Florianópolis:

LEA, 1997.

DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultural, 1999.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio

de Janeiro: Campus, 2001.

DRUCKER, P. F. A profissão do Administrador. São Paulo: Pioneira, 1998.

ROSA, Cláudio Afrânio. Como Elaborar um Plano de Negócios. Brasília: SEBRAE, 2007.

WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração Estratégica:

Conceitos. Tradução Celso A. Rimoli. São Paulo: Atlas, 2000.

http://www.endeavor.org.br/artigos/start-up/ferramentas/o-plano-de-negocios-business-plan#sthash.5zTm5YGg.dpuf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_de_neg%C3%B3cios

...

Baixar como  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »