TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLATAFORMA VIBRATÓRIA

Trabalho Escolar: PLATAFORMA VIBRATÓRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

A busca por uma aparência física atraente conforme os preceitos da nossa nova sociedade, tornou-se algo muito interessante e vantagem para os profissionais da estética. Essa aparência atrativa é composta por um corpo esbelto e uma pele impecável. Imagem esta que impulsiona uma elevada auto-estima, melhorando e estimulando áreas diversas na vida de quem a possui.

O padrão de beleza tem sofrido modificações no qual a preocupação com adiposidade e a irregularidade da pele tem sido inaceitáveis, com toda essa exigência da sociedade, muitas mulheres tem se esquecido de pensar primeiramente na sua saúde e depois a questão estética.

Vibração pode ser entendida como o movimento alternado de um corpo sólido em relação ao seu centro de equilíbrio, ou ainda, como um movimento de característica oscilatória que se repete em torno de uma posição de referência.

Os efeitos prejudiciais da exposição do organismo humano à vibração produzida por objetos e máquinas são conhecidos há muito tempo. Recentemente, foram desenvolvidos aparelhos produtores de vibração, denominados plataformas vibratórias, os quais segundo seus fabricantes são tão eficientes para a reabilitação física e para a melhora do desempenho físico quanto os métodos convencionais de terapia estética. Essas plataformas vibratórias estão se tornando cada vez mais populares em clínicas fisioterápicas de todo país.

Contudo, acredita-se que com a utilização de recursos estéticos, sendo eles a Plataforma Vibratória irão contribuir para melhorar a circulação do corpo, contribuindo desta forma para a oxigenação e nutrição celular, fornecendo ainda força, resistência, condicionamento físico e bem estar biopsicossocial.

2 DESENVOLVIMENTO

A utilização da vibração como ferramenta terapêutica não é uma novidade tecnológica dos tempos modernos. Esta teve inicio em 1857 por um médico sueco, Gustav Zander, no qual construiu 70 máquinas de exercícios diferentes, que foram apresentadas em duas feiras internacionais e hoje em dia são conhecidas internacionalmente. Os primeiros experimentos a respeito dos efeitos da vibração no músculo humano foram realizados Poe Rood 1860, cit. Calsoo, 1982. Ao aplicar frequências de vibrações de 60Hz com uma amplitude de 6mm na mão, ele verificou que a vibração era acompanhada de fortes contrações involuntárias na mão e no braço.

Os primeiros a utilizarem este método foram os cientistas russos na década de 1970 com intenção de objetivar e potencializar os treinos de atletas de alto nível, tais como patinadores, lutadores, ginastas entre outros. Nesta época, utilizou-se o treinamento vibratório com os astronautas que chegavam do espaço na tentativa minimizar os efeitos colaterais sofridos, em especial a perda óssea.

Algum tempo depois, em 1985 o Dr. John Harvey Kellogg, inventou uma máquina de vibração para o corpo inteiro em múltiplas direções. Esta era uma cadeira de design exclusiva que sacudia violentamente, era indicada para curar prisão de ventre, dores de cabeça e dor na coluna. Mas foi o cientista alemão W. Biermann em 1960 na Alemanha Oriental quem percebeu o potencial da vibração estudando a estimulação Neuromuscular Rítmica através de vibrações por ciclos. Contudo, tem-se concluído que o estímulo possui uma ação significativa sobre a musculatura humana: o fato desta se contrair e relaxar involuntariamente 30 a 50 vezes por segundo em resposta a uma vibração que é ajustável em freqüência, duração e amplitude, faz com que os músculos sejam estimulados quase a 100% de forma muito menos arriscada e estressante, atuando em diversos públicos, tanto na questão estética, como patológica.

Com o passar dos anos, aproximadamente na década de 90, houve uma explosão em relação aos benefícios deste tipo de treinamento. E a partir daí, varias áreas de medicina tradicional, fisioterapia, educadores físicos e esteticistas, tem se beneficiando através dessa técnica que promete alterações fisiológicas benéficas no corpo como um todo.

2.1 DEFINIÇÃO

Seu fundamento básico está sobre uma plataforma que gera oscilações no sentido vertical, em que o sujeito fica em pé em cima dela recebendo estas vibrações que se transmitem pelo corpo todo estimulando os receptores sensoriais e neuromusculares. As oscilações são transmitidas e amortecidas pelas articulações de tal maneira que quando a cabeça recebe o estímulo, este já está mais suave devido às absorções sofridas também pelos músculos e tendões.

É possível controlar a frequência, intensidade e tempo de aplicação.

Provoca efeitos similares ao de treinamentos de contração-relaxamento, contudo, de uma forma mais contralada garantindo a integridade corporal.

Estudos recentes têm demonstrado que exposições breves a este tipo de treinamento aumentam a capacidade de tonificação muscular do cliente, atuando de maneira global no organismo, dessa forma, podemos esperar também adaptações cardiovasculares, endócrinas e metabólicas.

2.2 EFEITOS FISIOLÓGICOS

A plataforma vibratória como transmite vibrações mecânicas a todo o corpo, resulta em inúmeros efeitos fisiológicos, como:

• Sistema Cardiovascular: Na circulação sanguínea tem efeitos positivos determinando uma redução da viscosidade sanguínea e consequentemente aumento na velocidade do fluxo circulatório elevando os níveis de VO2, melhorando a capacidade respiratória durante a atividade vibratória.

• Sistema Músculo-esqueletico: Todos os dias de nossas vidas, passamos por situações que expõem nosso corpo a diferentes tipos de vibração, como por exemplo, quando andamos de carro, ônibus, trem e avião. Um dos maiores efeitos do treinamento vibratório está sobre o ventre muscular e tendões. Estimula os receptores neuromusculares levando ao Reflexo Tônico de Vibração, estimulando a força de contração. Reagindo a este estimulo com contrações corporais intensas, melhorando dessa forma a relação força-velocidade e força-potência. Diminui consideravelmente o risco de queda em idosos, pois trabalha equilíbrio e propriocepção com esses indivíduos.

• Sistema Endócrino: Capaz de produzir respostas hormonais imediatas e à longo prazo. Os estímulos vibratórios induzem ao aumento na liberação de Testoterona e do Hormônio de Crescimento (GH) e diminui os níveis de Cortisol plasmático.

• Composição Corporal: Diferentemente do que se possa pensar, os estímulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com