TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLURALIDADE CULTURAL

Seminário: PLURALIDADE CULTURAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Seminário  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 3

PLURALIDADE CULTURAL.

Pluralidade cultural diz respeito a diferenças de cor, raça, costumes; diferença de religião, diferenças sociais e econômicas.

Multiculturalismo refere-se á várias culturas presentes num pais ou cidade, às vezes divididas geograficamente.

A pluralidade cultural presente no Brasil ou em outros países deve ser respeitada e valorizada, sem diminuir a importância de nenhuma cultura.

O tema da pluralidade cultural no Brasil tratado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 10.1é um tema que foi evitado por muito tempo. Este volume expõe detalhadamente os aspectos mais importantes do tema. Vejamos alguns destes aspectos:

• O que è pluralidade cultural:

Conforme os PCNs a pluralidade cultural

“diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal” (Parâmetros Curriculares Nacionais vol.10.1, 1997 PG 19).

• Porque deve ser abordado o tema da pluralidade cultural? (justificativa)

Deve-se enfrentar o conceito de que o Brasil é um país homogêneo e sem diferenças. Este tema foi evitado por muito tempo, mas a discriminação étnica e cultural nas escolas e nos ambientes sociais existe.

• Como pode ser tratado o pluralismo cultural e quais são as medidas necessárias a serem tomadas para enfrentar o preconceito.

O primeiro principio é a ética. A partir da ética começa-se a ter respeito pela diversidade. Deve-se entender que cada um tem sua opinião sobre o preconceito.

Outro caminho para superar-se o preconceito a respeito das diferenças culturais e étnicas é o conhecimento. Conhecer a origem verdadeira do povo brasileiro, as extensões geográficas, conhecimentos sociológico etc.

Segundo os PCNs:

“Leve-se em consideração a diversidade cultural do território brasileiro.” “Convivem hoje no território nacional cerca de 206 etnias indígenas, guardando, cada uma delas, identidade própria, representando, em si, riquíssima diversidade sociocultural, além de uma imensa população formada pelos descendentes dos povos africanos e um grupo igualmente numeroso de imigrantes e descendentes de povos originários de diferentes continentes, de diferentes tradições culturais e de diferentes religiões. A própria dificuldade de categorização dos grupos que vieram para o Brasil, formando sua população, é indicativo da diversidade. ” (Parâmetros Curriculares Nacionais vol.10.1, 1997 PG 24.)

Podemos denominar esta junção de varias culturas como um mosaico cultural presente no território brasileiro e para aprender a conviver com esta situação, devemos lutar por um mundo em que o respeito às diferenças seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rico para todos nós.

Pluralidade Cultural

É a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com