TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO

Trabalho Escolar: PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 5

Através das atividades recomendadas, o Multiculturalismo possibilita uma melhor visão de Pluralidade Cultural entendida como uma complementação e aperfeiçoarão da mesma. Por outro lado, é relatado que também há aspectos negativos em relação a ambos que fazem parte de um processo global e histórico da humanidade.

Destaca-se que conforme a evolução das escolas com tal conteúdo estimula a padronização do processo de diversidade como um todo. Atualmente, existe uma pequena parcela de recusas, porém, uma aceitação maior vem crescendo, possibilitando a diversificação e aprendizagem de novas culturas.

Não pode descartar o significado destes acontecimentos, uma vez que a aceitação cumpre um papel essencial na formação de pessoas, valores, culturas e etc.

É fundamental ressaltar a importância do Multiculturalismo para uma nação com uma diversificação cultural extensa, ou até mesmo aquelas que apregam uma única etnia predominante. Pois é o reconhecimento às diversas expressões culturais e o respeito por elas, mesmo que não haja uma relação.

Com relação aos conceitos acima e toda a sua complexidade que envolve discussões e opiniões de ideias serão abordadas e detalhadas toda análise do processo deste estudo em seu desenvolvimento.

Pluralidade Cultural

Considera-se o estudo aprofundado das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais conviventes, porém apenas rotulada. Adversidade é um traço fundamental na construção de uma personalidade de um indivíduo.

Somos numerosos nesse pequeno globo terrestre, apesar de sermos iguais biologicamente temos diversas maneiras de manifestações culturais que nos difere de pessoas ou grupos sociais. Características físicas, maneiras de agir, pensar, expressar, valores, enfim uma diversidade de ações e reações é somada a pluralidade cultural. E para cultuar nesse mundo pequeno de diversas manifestações devemos ser flexíveis para se deparar com situações que para você é um modo de vida totalmente diferente.

Quando nascemos, somos preparados para viver nesse mundo e com o tempo desenvolvemos modos tão diferentes devido ao ensinamento que nos veio ao nascer ou por experiências de vidas no decorrer deste processo. Somos cuidados e orientados até que nos tornamos humanos decorrente ao que convivemos e aprendemos com outras pessoas de certa cultura. Assim elaboramos nossa personalidade e participamos coletivamente daquele determinado conjunto cultural que nos identificamos. O tema Pluralidade Cultural propõe uma visão ampla sobre a trajetória dessas culturas e etnias, acreditando ser esta uma forma de resgatar a dignidade dos povos também por meio dela, pois, vem tratar do enriquecimento propiciado a cada um e todos pela pluralidade de formas de vida, pelo convívio e pelas opções pessoais com o compromisso ético de contribuir com as transformações necessárias à construção de uma sociedade mais justa. Entretanto, pluralidade cultural é nada mais que uma somatória de experiências humanas que é dada somente a nós, pois pode nos ensinar diferentes maneiras de coexistências sociais para se criar um futuro. No entanto nem todas as experiências são positivas, ao se tornarem desigualdades tornam se modos conflitantes. Nesta coesão, indivíduos com mais bens materiais, saberes e poder acumulam mais sua extensão e impedem que os outros grupos tenham o mesmo acesso. Na ética a diversidade cultural fica ainda mais clara no decorrer da história de diversas opiniões preconceituosas sobre traços físicos ou comportamentos foram criadas e reproduzidas. Nesse aspecto, manifestações sobre o gênero, cor da pele, orientação sexual, origem socioeconômica, etnia, deficiências, religiões são mais comuns.

Portanto, é lícito dizer que pluralidade não é apenas o acúmulo de experiências boas e construtivas, também tem o foco de constantes conflitos, pois traz consigo concepções que questionam profundamente nossos valores. Porém, para a formação de um país o educador tem uma importância principal, pois deve saber trabalhar com diferentes culturas existentes na sociedade, impor ordem e respeito com as pessoas e ao grupo que compõe recusar a todo tipo de discriminação baseada nas diferenças desses grupos de coesão sociais e contribuir para que todas as pessoas e os grupos sociais possam viver em harmonia, demonstrando que cada um tem a sua importância na sociedade.

Multiculturalismo

Representa o conhecimento às diversidades de expressão cultural em diversas regiões do mundo. Podendo ser interpretada como um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou escola, sem que uma delas predomine.

Com tanta diversidade, a diferença só poderia ser da mesma forma. Essas diferenças são necessárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com