TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA Parte 2

Casos: PMA Parte 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO:

Podemos dizer, com base, no que vimos e estudamos até o presente momento nas disciplinas vigentes no semestre do curso de RH que a área dos Recursos Humanos ,de modo geral, é um eixo estruturante da organização. Para entende-lo melhor fizemos uma comparação com o PMA ora proposto, pois o RH precisa se relacionar bem com todas as áreas de uma empresa e assim definir os planos estratégicos aplicáveis para cada caso, administrando os recursos : materiais, patrimoniais, humanos e tecnológicos de forma otimizar.

Os cenários dos novos desafios corporativos impõe ao RH a estruturação e desenvolvimento de ações e planos estratégicos capazes de promover a sobrevivência do negócio. Fazendo uma analogia entre as eras industrial e da informação percebemos que o recrutamento e seleção de pessoas, hoje, é bem empregado no planejamento das organizações e busca na força de trabalho, seja ela, interna ou externa, valorizar o potencial de cada candidato, não somente no seu conhecimento e formação técnica, mas, avaliando em todas as fases que compõe o processo, desde a publicação do edital até a seleção e analise de perfil, de forma criteriosa e averiguando seus conhecimentos, habilidades e atitudes, com foco no negócio e alinhado as diretrizes da empresa.

Entendemos que a saúde e segurança do trabalho é um eixo que precisa estar estruturado no planejamento estratégico, visando o cumprimento das regulamentações e normas, no que tange ao “como trabalhar” evitando os desgastes e acidentes. Para isso é preciso um plano de prevenção e promoção da saúde do trabalhador, definido internamente, mas com parâmetros da legislação vigente, pois envolve os direitos e deveres, bem como, a consolidação das leis trabalhistas e o acordo coletivo de trabalho vigente. Essas variáveis são todas controladas e fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.

As relações sindicais e trabalhistas dividem-se entre empregado e empresa. O papel da entidade sindical é defender os interesses e direitos de uma categoria trabalhista, bem como: orientar, acompanhar e fiscalizar a evolução das negociações, o que por sua vez se coloca na contramão dos interesses da empresa, torna-se então uma força atuante. Nesse sentido o RH deve ser o suporte necessário e estruturante para que todo planejamento, seja pensando como um só processo, proporcionando a comunicação entre as áreas envolvidas e visando a manutenção e a sustentabilidade da organização.

Introdução

Este trabalho apresenta o estudo realizado na empresa Questão de estilo, Inicialmente a empresa é caracterizada, demonstrando-se sua história, onde se verifica o seu crescimento ao longo dos anos se tornando conhecida na cidade.

Levando-se em consideração o contexto atual da empresa e os desafios que seus funcionários enfrentam no desempenho de suas funções, este trabalho tem como objetivo enfatizar a importância do treinamento para desenvolvimento das pessoas, bem como para o alcance dos objetivos da organização, suas vantagens e sua fundamental participação no alcance do sucesso pessoal de cada colaborador da empresa.

COMTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Após mais um semestre de aprendizagem fomos desafiados a colocar no papel, o nosso entendimento sobre cada disciplina estudada neste semestre. Esta pesquisa tem o intuito de analisar os nossos conhecimentos e como eles foram aplicados na empresa alvo. A Pesquisa busca refletir e explorar os dados, que podem apresentar regularidades para criar um profundo e rico entendimento do contexto pesquisado.

Pesquisar requer profunda habilidade na coleta de dados e uma escolha metodológica que

proporciona uma estrutura para o processo de pesquisa.

A observação bem como a entrevista são dois dos instrumentos mais utilizados em pesquisa qualitativa, e foram nas quais nos basearam para este estudo, o primeiro possibilita uma análise descritiva de determinado objeto de estudo e o segundo possibilita uma visão subjetiva dos participantes da pesquisa, o que pode fornecer material, em ambos os instrumentos para variadas abordagens. Neste caso foram aplicadas sobre o contexto de Gestão de Conhecimento; Treinamento e Desenvolvimento; Administração de Cargos, Salários e Benefícios; Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste capítulo tem-se a apresentação dos teóricos que darão suporte para argumentação do estudo pretendido focando os conceitos das disciplinas do 3º Semestre, tais dados são interpretados abaixo pela equipe que utilizou de uma rápida entrevista com o gestor de RH da empresa alvo e podendo assim responder o questionário fornecido para o desenvolvimento do trabalho. Utilizamos como recursos de base os livros de cada disciplina:

Descrição : Questão de estilo LTDA

Ramo de atividade:venda no varejo de moda feminina,masculina e infantil

Empresa de pequeno porte

Numero de funcionário da empresa: 30 colaboradores

A empresa esta localizada na rua Anacleto Bueno de Camargo, numero 1242 no bairro são Sebastião, na cidade de Ribas do Rio pardo-MS.Sendo os principais executivos o Sr. Marcos Antonio Senieghi filho (diretor comercial)e Sr. Edivaldo Perez(diretor de produção),que estão a frente da empresa contando com uma equipe dividida por setores com administrativo,compras,vendedores,estoquista e Rh .A empresa esta no mercado a mas 3anos e deu inicio devido a união de cinco irmão que possuía empresa diferente,eles se reunira e deu inicio o Loja Questão de Estilo, desse 5 sócio restaram 3 sendo dois citado acima e um terceiro qual não foi divulgado o nome.A empresa busca sempre a evolução e tem como base uma gestão humanizada em toda a empresa.Por esse motivo optamos por implantar todos os beneficio aos colaboradores,e também um tratamento diferenciado.

Perfil Corporativo

A empresa foca sua atuação em mulheres e desenvolve uma estratégia de expansão reformulando sua lojas a fim de modernizá-las e implementando o conceito de exposição dos produtos por estilos de vida. A empresa a cerca 30 colaboradores, sendo que mais de 80% desse quadro é composto por mulher.

A Empresa procura incorporar às suas atividades ações que levem em consideração princípios éticos e de responsabilidade social

Atualmente, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com