TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA – Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologo

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

(Ensino a Distância)

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PMA – Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (Prointer I) Relatório Parcial

ALUNOS RA

Claudia Ramos Nunes Macuica 7513585096

Natalia Garcia Ribeiro 8110706955

Roseli Cristina Rijo 8174756769

Olga Daniele Motta 9978023004

Clenia Serra Ferreira 9978022995

TUTOR PRESENCIAL Clara

TUTORES A DISTÂNCIA Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho

Profª Msc. Mônica Satolani

Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Profo. Fabricio Rinaldi

Profo. Daneil Granieri/Giovana Dorna

Data Postagem 27/04/2015

BAURU 2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ENTREVISTA 3

3 PORQUE MUTOS PROFISSIONAIS TEM MEDO DE SE ARRISCAR EM UM NOVO EMPREENDIMENTO? 3

4 COMO ESTE FUTURO PROJETO PODERÁ TRAZER INDEPENDENCIA PROFISSIONAL, IMPULSIONANDO SUA CARREIRA E POSSIBILITANDO O ALCANCE DE SEUS OBJETIVOS PROFISSIONAL EPESSOAL? 5

5 DE QUE FORMA NA TEORIA E NA PRATICA A ÉTICA E AS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO IRÃO CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO? 5

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, esclarecer e auxiliar novos profissionais que tem medo de se arriscar no mundo empreendedor. Sendo assim temos o intuito de deixá-los mais seguros e confiantes em suas decisões.

Para tanto iremos nos basear no questionário disponibilizado no anexo I, do manual de apoio para elaboração deste trabalho.

2 ENTREVISTA

O questionário foi respondido por Carlos Alberto Pavon, fundador da D’carlo Doces Caseiros, uma micro empresa especializada na industrialização de doces caseiros em geral, localizada na Rua Joaquim Fernandes de Oliveira, no Distrito Industrial da cidade de Iacanga/SP. 

3 PORQUE MUTOS PROFISSIONAIS TEM MEDO DE SE ARRISCAR EM UM NOVO EMPREENDIMENTO?

Para responder essa pergunta, Carlos Alberto cita o artigo O QUE É SER EMPREENDEDOR, matéria publicada pelo Sebrae. Numa visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação.

“Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” Filion2.

Seguindo este raciocínio, a professora Maria Inês Felippe, em seu suplemento Empreendedorismo: buscando o sucesso empresarial, defende a idéia de que o empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir de sucesso, é preciso reunir responsabilidades e ser independente.

Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre idéias criativas, seguidas de ação. A autoavaliação, a autocrítica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca o autodesenvolvimento. Para se tornar um empreendedor:

imaginação;

determinação;

habilidade de organizar;

habilidade de liderar pessoas;

habilidade de conhecer tecnicamente etapas e processos.

Conforme descrito no artigo da revista exame, três em cada dez pequenas empresas brasileiras fecham as portas em dois anos de atividade. Segundo dados do Sebrae, as empresas culpam a falta de clientes, a alta carga tributária, ausência de capital de giro e problemas pessoais, como brigas entre os sócios, pela falência. Quem é empreendedor sabe que não existe fórmula mágica para um negócio dar certo. Mas é possível diminuir bastante a probabilidade de falência. Os empresários que sobrevivem aos primeiros e mais turbulentos anos do negócio apontam a capacidade empreendedora, a logística operacional e as habilidades gerenciais como fatores primordiais para o sucesso. O problema de desconhecer o mercado também acontece com frequência e atrapalha o desempenho do negócio. “Escolher bem o segmento de mercado que vai atuar é importante. Porém dentro deste cenário, existem pessoas dispostas a arriscar em seus sonhos empreendedores.

A revista eletrônica midianews, jovens com até 35 anos, eles não têm medo de arriscar, possuem capacidade de gestão, liderança e estão inseridos naquela pequena parcela de brasileiros que amam o que fazem. Vendo em uma idéia a oportunidade de serem donos do próprio negócio, os jovens empreendedores têm ganhado cada vez mais espaço em um país que ainda engatinha em políticas de empreendedorismo e valorização do jovem enquanto empresário. Carlos Alberto, cita que o medo é um sentimento comum quando falamos de algo novo ou desconhecido, por isso é primordial que antes de se arriscar em um empreendimento é necessário tomar alguns cuidados. é fundamental a realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com